Cerimónia decorreu na Cidade do Futebol, em Oeiras. O ex-treinador da seleção belga garante que tratará Cristiano Ronaldo como qualquer outro jogador. Contrato é válido até 2026.

O novo selecionador nacional, Roberto Martínez, destacou-se ao serviço da equipa principal da Bélgica. Foto: Football.ua, CC BY-SA 3.0 GFDL, via Wikimedia Commons

Fernando Gomes e Roberto Martínez subiram juntos ao palanque montado na Cidade do Futebol, em Oeiras, quando o relógio marcava 12h00.

É um “momento importante” para a seleção A portuguesa, destacou o presidente da Federação, durante a apresentação oficial do novo treinador, que assinou um vínculo válido até 2026.

Falando em espanhol, ainda que prometendo aprender rapidamente o português, o técnico nascido na Catalunha e que completa 50 anos em julho, assegurou que quer “sonhar alto” e pôr Portugal a lutar por títulos.

Uma ambição partilhada com Fernando Gomes, que espera ver Portugal a disputar “sistematicamente as meias-finais” das grandes provas internacionais.

Momento alto da carreira ocorreu no Mundial da Rússia, em 2018 

Enquanto jogador, Roberto Martínez teve uma carreira discreta. Começou o percurso sénior no Saragoça, de onde se transferiu para Inglaterra. Aí jogou vários anos sem nunca se assumir como figura de destaque. 

Já como treinador, Martínez conseguiu alcançar mais sucesso. Começou como no Swansea, do País de Gales, clube pelo qual foi campeão em 2007/08, e de onde se transferiu para o Wigan. Aqui viria a vencer uma Taça de Inglaterra, frente ao Machester City, na épopca 2012/13.

Este êxito valeu-lhe a transferência para o Everton, clube onde se manteve durante três épocas (incompletas) antes de assumir a seleção belga.

Pelos diabos vermelhos, Martinéz alcançou um 3.º no mundial da Rússia, em 2018, e em outubro desse mesmo ano colocou a Bélgica no 1.º lugar do ranking da FIFA, posição em que se manteve até fevereiro de 2022.

No entanto, a sua liderança à frente da Bélgica não gera consenso. A equipa, onde pontificam figuras como De Bruyne ou Courtois, foi capaz do melhor, mas também do pior, sobretudo no último Mundial, onde não passou da fase de grupos.

Ronaldo vai ser tratado como todos os outros jogadores

Embora ausentes, figuras maiores do futebol luso, como Cristiano Ronaldo, José Mourinho ou Fernando Santos, fizeram parte das declarações proferidas durante a conferência de imprensa.

Sobre a estrela portuguesa, recentemente transferida para a Arábia Saudita, Martinez sublinhou que irá olhar para Cristiano da mesma forma que para qualquer outro jogador, não deixando, ainda assim, de sublinhar os dezanove anos já percorridos pelo capitão na seleção A. ”A lista de convocados do último mundial é o meu ponto de partida”, especificou.

O técnico espanhol garante ainda que “é sempre mais fácil seguir o trabalho de um grande treinador” referindo-se a Fernando Santos, seu antecessor ao comando da equipa das quinas.

Minutos antes, Fernando Gomes tinha feito o elogio do técnico cessante, lembrando que foi sob o seu comando que a seleção viveu o seu “período mais feliz”, com vitórias num Europeu e numa Liga das Nações.

Apesar do interesse que foi noticiado em José Mourinho, Gomes garante que Martínez foi o primeiro e o único a quem a estrutura federativa fez um convite concreto.

Portugal vai alterar o seu sistema tático?

Na Bélgica, Martinez usou um sistema defensivo com três defesas centrais, diferente do esquema habitual da esquadra portuguesa, onde impera a linha de quatro defesas.

Questionado pelos jornalistas, o novo selecionador assegura que tentará adaptar as opções táticas ao perfil dos jogadores que tiver à disposição, em vez do inverso: “Não acredito em sistemas”, garantiu, “acredito no ser humano que joga futebol”.

De resto, Martínez apresentou-se manifestamente satisfeito por liderar “uma das seleções com mais talento do mundo”, não deixando de enaltecer as qualidades intrínsecas dos jogadores portugueses.

Existem “54 jogadores com menos de 28 anos nas cinco maiores ligas europeias”, destacou, sublinhando a capacidade do jogador português em se “adaptar muito bem nas equipas estrangeiras” e ter um perfil “competitivo”.

Para já, a equipa técnica ainda não está definida, algo que deverá acontecer nos próximos dias. Roberto Martínez espera incluir um ajudante português, que tenha sido jogador de seleção, para acelerar o seu entendimento do futebol nacional.

O primeiro jogo oficial é frente ao Luxemburgo, a 26 de março, e marca o arranque da qualificação para o Europeu 2024, que se disputa na Alemanha.

Artigo editado por Paulo Frias