A seleção nacional de andebol feminino venceu os dois encontros frente às eslovacas que se realizaram na quinta-feira (3) e no domingo (6). As portuguesas voltam a entrar em campo em abril para defrontar a Hungria em jogo relativo à quinta jornada da qualificação do Campeonato da Europa.

A seleção nacional de andebol feminino venceu os dois jogos frente à Eslováquia. Foto: FPA

Portugal venceu a Eslováquia na dupla jornada que opôs as duas seleções na qualificação para o campeonato da europa de andebol de 2022. Com estes resultados, a equipa portuguesa sobe ao terceiro lugar do grupo 5, melhorando as suas perspetivas de qualificação. O primeiro encontro realizou-se em Paredes e, num pavilhão repleto de adeptos, Portugal conseguiu vencer por 24-21.

Apesar das diferenças no ranking mundial, a seleção nacional foi dominadora no ataque e na defesa. As dificuldades no jogo ofensivo das eslovacas foram notórias face à boa exibição de Jéssica Ferreira, guardiã lusa. Com 15 defesas e uma eficácia de 42%, a guarda-redes do Clermont Auvergne, em França, foi considerada a jogadora mais valiosa em campo.

Do ponto de vista ofensivo, Portugal chegou a estar com sete golos de vantagem sobre o adversário (20-13), com destaque para Patrícia Silva que converteu cinco tentativas em cinco golos. De notar as estreias absolutas de Carmen Figueiredo e Rita Campos aos serviço na seleção A de andebol.

Vitória mais suada

À partida para o segundo encontro, disputado este domingo, a Eslováquia já não tinha qualquer hipóteses de sonhar com a competição Europeia. No entanto, isso não significou que as coisas ficassem mais fáceis para Portugal, muito pelo contrário.

As portuguesas tiveram mais dificuldades em impor o seu jogo e estiveram quase sempre em desvantagem no marcador. Portugal conseguiu a primeira vantagem com o resultado em 17-18, ao minuto 46 e, a partir daí, nunca mais a perdeu.

De realçar que, para este confronto, José António Silva, comandante das portuguesas, chegou à Eslováquia com duas alterações: Carmen Figueiredo e Rita Campos, estreantes no primeiro jogo, não viajaram e deram lugar a Adriana Lage e Andreia Costa.

A melhor jogadora em campo acabou por ser Isabel Góis, guarda-redes portuguesa – lançada na segunda metade do encontro – com oito defesas realizadas. No ataque, Maria Pereira, com seis golos, foi quem mais pontuou. O resultado final foi 21-23 para a seleção portuguesa.

Portugal soma agora quatro pontos e sobe ao terceiro lugar da classificação. Nas posições cimeiras encontram-se a Hungria e a Espanha, ambas com quatros jogos e seis pontos. Apesar do grande passo dado na qualificação para o Euro 2022, a luta pelo objetivo não termina aqui. Para a próxima fase, passam diretamente as duas melhores equipas de cada série, bem como o melhor terceiro lugar do conjunto dos seis grupos.

O próximo jogo realiza-se a 20 de abril, em Portugal, frente à Hungria, pelas 16h00, em local ainda por definir.

Artigo editado por Filipa Silva