Benfica e Borussia de Dortmund tentam confirmar o título, enquanto Porto e Bayern de Munique mantém a esperança de ultrapassar os rivais, na derradeira jornada das respetivas ligas.

bola no relvado

As decisões acontecem neste sábado (27) – na Alemanha, às 14h30, e em Portugal, às 18h00. Foto: Janosch Diggelmann/ Unsplash

Ao vencer o Famalicão por 4-2, na penúltima ronda da liga Bwin de Portugal, a equipa do Porto adiou a decisão do título para a última etapa. O líder Benfica mantém-se em primeiro, após assegurar um empate de 2-2, fora de casa, contra o Sporting.

As duas equipas rivais jogam em simultâneo neste sábado (27), às 18h00, separadas por apenas dois pontos (84 do Benfica, contra 82 do Porto). Para que haja uma alteração na liderança, a equipa nortenha precisa de vencer o Vitória de Guimarães e, ainda assim, torcer para que a formação de Roger Schmidt deslize contra o Santa Clara.

Duas situações garantem, com absoluta certeza, a vitória de um dos contendedores:

– O Benfica é campeão se conquistar, pelo menos, os mesmos pontos que o Porto.

O Porto é campeão se vencer o Vitória de Guimarães e o Benfica for derrotado pelo Santa Clara.

– Em caso de empate do Benfica e vitória do Porto, é preciso fazer as contas. As duas equipas ficam em igualdade pontual, com 85 pontos. Nessa ocasião, a diferença de golos vai ser o primeiro critério de desempate.

Assim, caso o Porto não consiga alcançar uma goleada das antigas (com, pelo menos 11 golos de vantagem) quem garante a conquista da liga são os atuais líderes da tabela.

Borussia de Dortmund conseguiu a reviravolta na liderança e é o principal favorito à vitória

Na Alemanha, vive-se uma situação muito semelhante à portuguesa. Ao escorregar contra o RB Leipzig, por 3-1, no último fim-de-semana, o Bayern de Munique pôs em perigo a continuidade da hegemonia alcançada no futebol alemão, nos últimos dez anos.

A uma ronda do fim da Bundesliga, o Borussia Dortmund assumiu a liderança, depois de grande atuação do atacante Haller, que resultou numa vitória de 3-0 sobre o Augsburg. A equipa aurinegra, chegou aos 70 pontos, dois a mais que a formação alvirubra, que tem 68.

Tal como no caso na liga portuguesa, a última ronda vai ser toda disputada no próximo sábado (27), em simultâneo, às 14h30. Os atuais líderes recebem o Mainz, e o Bayern de Munique vai até Colónia.

As possibilidades de desfecho são as seguintes:

Borussia Dortmund será campeão se alcançar, no mínimo, os mesmos pontos que o Bayern.

– Bayern será campeão se vencer o Colónia e o Dortmund perder com o Mainz.

Caso as duas equipas acabem empatadas (vitória dos bávaros e empate da equipa de Dortmund), o Bayern tem uma confortável vantagem de 14 golos, no saldo entre golos marcados e sofridos, pelo que a vitória não lhe deve escapar. 

Vencendo as últimas 10 edições do campeonato alemão e contando com 32 taças da primeira divisão do país, os alvirubros de Munique tinham tudo para chegar à última jornada com o título na mão. Os aurinegros de Dortmund não são campeões desde a temporada de 2011/12, quando conquistaram o bicampeonato, sob o comando de Jürgen Klopp.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro