As votações para o Orçamento Participativo Jovem de Gaia podem ser realizadas até 31 de julho. Câmara tem até 240 mil euros para investir. Este ano, estão em concurso 13 propostas.

Câmara de Gaia tem um orçamento de 240 mil euros para investir no Orçamento Participativo Jovem. Foto: Wikimedia

O período de votação para o Orçamento Participativo Jovem de 2023 de Vila Nova de Gaia começou esta segunda-feira (19 de junho) e decorre até 31 de julho. Ao todo, estão em concurso 13 projetos em três áreas distintas: Criatividade, Cultura e Desporto; Meio Ambiente e Sustentabilidade; e Inclusão Social.

Cada participante tem o direto a três votos em cada uma das três áreas a concurso. A votação pode ser feita de duas maneiras: através da plataforma online do projeto ou do envio de uma SMS para o número 4902 com a sequência: “GOP p(nºproposta) p(nºproposta) p(nºproposta) (número de cartão de cidadão) (data de nascimento) aceito”.

Podem votar todas as pessoas entre os 13 e os 30 anos, que tenham nascido ou que estudem, trabalhem ou vivam em Vila Nova de Gaia. Contudo, os jovens que nasceram/trabalhem no concelho, mas que não residam no mesmo, devem fazer o registo no Gabinete de Juventude ou, então, votar de forma presencial.

Das 13 propostas, seis incidem na área “Criatividade, Cultura e Desporto”, três na de “Meio Ambiente e Sustentabilidade” e quatro na “Inclusão Social”.

“Criatividade, Cultura e Desporto”:
Proposta 1 – Projeto “BaMoBê”, de Miguel Barbosa, que é composto por três espetáculos de marionetas sobre música, para crianças até aos 5 anos, que podem participar na performance com instrumentos de percussão.
Proposta 2 – “Saúde mental através da arte”, de Inês Teixeira, com a finalidade de unir o campo da cultura com o campo da saúde mental, realizando oficinas para o público em geral.
Proposta 3 – Desenvolvimento da plataforma online “As Marcas de um Pensamento”, de Diogo Silva, de forma a poderem ser geridos quatro eventos: um prémio literário, um fórum para partilhar textos, a criação de uma obra em que os valores remetem para causas sociais e a divulgação de eventos e oficinas a realizar.
Proposta 4 – Dinamização do trilho da Madalena, de Luiz Almeida, com indicações da existência do trilho e QR Codes que dão acesso ao percurso e informações sobre o mesmo.
Proposta 5 – Criação de um parque intergeracional em São Félix da Marinha, de Rúben Oliveira, de forma a contribuir para a inclusão social.
Proposta 6 – Construção de um parque animal (mais especificamente para cães), em Avintes, de Fabiana Fernandes.

“Meio Ambiente e Sustentabilidade”:
Proposta 7 – Projeto “Rogério Restinhos”, de Cristiana Santos, que, com a realização de atividades, tem como objetivo impulsionar o conhecimento dos jovens nas áreas da sustentabilidade, meio ambiente e reciclagem.
Proposta 8 – “Reciclar não tem idade”, de Mariana Moreira, que procurar encontrar soluções para problemas sociais. Espera-se que os jovens sejam os agentes de mudança no incentivo dos seniores a realizarem práticas sustentáveis.
Proposta 9 – “Mar D’Arte”, de Inês Sousa, dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos da freguesia de Valadares/Gulpilhares e em freguesias que façam fronteira. Pretende a recolha de lixo nas praias e nas escolas com o objetivo de, depois, se poder criar arte a partir dos resíduos.

“Inclusão Social”:
Proposta 10 – “Juntos na Praça”, de Ana Mota, para ajudar na promoção da saúde física, mental e social. Espera-se a realização de dois concertos, um no verão e outro na época natalícia.
Proposta 11 – “In Dance”, de Ana Almeida, que consiste em promover a inclusão e igualdade, através da realização de oficinas em diversas freguesias.
Proposta 12 – “Pensos Higiénicos e Tampões nas Escolas”, de Beatriz Sousa, que pretende a disponibilização de produtos higiénicos grátis, começando pela Escola Básica Soares dos Reis. Aqui, o objetivo é a inclusão social feminina.
Proposta 13 – “Orquestra Comunitária da Madalena”, de Luís Almeida, que, como o nome indica, pretende uma Orquestra Comunitária, na freguesia de Madalena. A finalidade é que este seja um lugar que privilegie a inclusão e a partilha de conhecimento entre diferentes gerações.

O GOP+Jovem 2023 tem um orçamento de 240 mil euros e, como referido no site oficial da Câmara de Gaia, pode-se utilizar o “máximo de 80.000 euros para cada área e 40.000 euros para cada projeto”. No total, foram apresentadas 82 propostas e registados 3.937 participantes. O objetivo central do projeto passa por dar voz aos jovens para que estes possam decidir como devem ser investidas as verbas do orçamento público no concelho.

Recentemente, o Orçamento Participativo Jovem de Vila Nova de Gaia foi identificado, na Conferência da Plataforma Europeia da Mobilidade no Domínio da Aprendizagem, realizada em Munique, como uma boa prática de participação jovem.

Editado por Filipa Silva