Após ter perdido a última edição na final, a seleção portuguesa tem novamente a oportunidade de conquistar o título que lhe falta no palmarés. Prova vai decorrer na Geórgia e na Roménia, de 21 de junho a 8 de julho.

Rui Jorge está no comando dos sub-21 desde 2011. Foto: André Sanano/FPF

O Campeonato Europeu de Futebol de sub-21 começa esta quarta-feira (21) e o arranque será dado pelo jogo entre as seleções de Portugal e da Geórgia, um dos países-sede da competição. As duas equipas têm encontro marcado no Estádio Mikheil Meskhi, em Tbilisi, às 17h00 de Portugal continental.

A seleção portuguesa chega à competição com expectativas altas, visto que na última edição, que decorreu em 2021, chegou até à final. Nesse encontro, a equipa portuguesa foi batida pela atual campeã, a Alemanha, por 1-0. Dois anos depois, a seleção de esperanças volta a procurar conquistar um título que ainda não tem no palmarés – Portugal já ganhou o mundial de sub-20 (1989 e 1991), mas nunca um europeu da categoria.

Calendário de jogos:
Portugal x Geórgia (17h00)
Portugal x Países baixos (17h00)
Portugal x Bélgica (17h00)

A seleção de sub-21 já esteve por três vezes muito próxima do título, mas perdeu-o sempre na final. Em 1994, perdeu por 1-0 para a Itália no prolongamento – do lado italiano, foram titulares jogadores como Toldo, Panucci ou Canavarro; do lado português, figuravam, entre outros, Rui Costa, Luís Figo e João Vieira Pinto; em 2015, perdeu para a Suécia nas grandes penalidades e, em 2021, para a seleção alemã, no tempo regulamentar.

“Geórgia é fisicamente superior”

Lista final de convocados
Guarda-redes: Celton Biai (Vitória de Guimarães), Francisco Meixedo (FC Porto B) e Samuel Soares (Benfica).
Defesas: Alexandre Penetra (Famalicão), André Amaro (Vitória de Guimarães), Leonardo Lelo (Casa Pia), Nuno Tavares (Marselha, Fra), Tomás Tavares (Spartak Moscovo, Rus) e Tomás Araújo (Gil Vicente).
Médios: Afonso Sousa (Lech Poznan, Pol), André Almeida (Valência, Esp), Fábio Vieira (Arsenal, Ing), João Neves (Benfica), José Carlos (Vitória de Guimarães), Paulo Bernardo (Paços de Ferreira), Samuel Costa (Almería, Esp), Tiago Dantas (PAOK, Gre) e Vasco Sousa (FC Porto B).
Avançados: Fábio Silva (PSV Eindhoven, Ned), Francisco Conceição (Ajax, Ned), Henrique Araújo (Watford, Ing), Pedro Neto (Wolverhampton, Ing) e Vitinha (Marselha, Fra).

Sobre o jogo de estreia na competição, Rui Jorge não espera facilidades, apesar de esta ser a primeira participação da Geórgia num europeu de sub-21: “Sabemos que teremos dificuldades. Não posso dizer antes de o jogo começar que o 0-0 seja um mau resultado. Queremos sempre vencer, mas vai depender muito de como este duelo decorrer. São duas equipas diferentes. Creio que a Geórgia é fisicamente superior, mas temos melhores jogadores”, disse o selecionador português, em conferência de imprensa.

Quanto aos objetivos traçados para a competição, Rui Jorge mostrou-se confiante: “[Encaramos] com a ambição natural de um grupo de bons jogadores, que se exibiu a bom nível no apuramento. A ambição é mesmo essa, é conseguir exibir-nos da mesma forma que fizemos durante o apuramento. As equipas serão diferentes, de maior grau de dificuldade, mas, se mantivermos os níveis, acredito que consigamos demonstrar a nossa qualidade e ser fortes em termos de jogo”.

Da lista de 25 pré-convocados, dois acabaram por sair – Bernardo Vital e David Costa -, num grupo que tem em João Neves a maior novidade: “É um jogador que é de um patamar muito alto e tem demonstrado estar num ótimo momento no Benfica”, justificou o selecionador na conferência de apresentação da lista de convocados.

Sobre o grupo, o técnico das Quinas defendeu as escolhas feitas: “É o melhor grupo que temos para enfrentar uma possível final, o mais equilibrado”.

Grupo de Portugal pode ser um grande desafio

Portugal integra o Grupo A da competição, em conjunto com os Países Baixos, a Bélgica e a Geórgia, todas apresentando singularidades que podem trazer problemas para a seleção comandada por Rui Jorge, como a qualidade das seleções belga e holandesa.

A seleção dos Países baixos, comandada por Erwin van de Looi, está há 13 jogos invencível, e será a principal adversária da seleção portuguesa. A equipa do Norte da Europa foi também batida pela Alemanha na última edição do Europeu, neste caso, nas semi-finais da competição. Além disso, a seleção holandesa tem em seu histórico dois títulos da competição, em 2006 e 2007, em que bateram, respectivamente, a Ucrânia e a Sérvia.

Já as equipa belga e georgiana, não conseguiram classificar-se para a última competição, tendo sido eliminadas na fase de qualificação da euro sub-21 de 2021.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por UEFA.com (@uefacom)

Expectativas para a seleção

A seleção portuguesa, com um aproveitamento de 88.89% nos últimos 15 jogos, é um dos principais favoritos para a conquista do euro sub-21.

No caso de avançar de fase, a seleção das Quinas deverá ter como os principais adversários a serem observados as seleções da Inglaterra, Itália e França, que vêm com aproveitamentos acima de 70% nos últimos 15 jogos das suas seleções sub-21, e são os principais candidatos ao título.

Informações sobre a competição

Nessa 24.ª edição do torneio, as partidas serão disputadas em duas cidades na Roménia (Cluj-Napoca e Bucareste) e em três na Geórgia (Batumi, Kutaisi e Tbilisi, onde Portugal jogará os três primeiros jogos).
 
No total, o europeu conta na fase de grupos com um total de 16 participantes, estando as seleções anfitriãs da Geórgia e da  Roménia nos grupos A e B, respetivamente.
 
A final da competição será realizada na Batumi Arena, na Geórgia, no dia 8 de julho às 17h00 (Portugal Continental).
 
Editado por Filipa Silva