Primeiro-ministro vai estar no Porto, esta quarta-feira (13), no acolhimento aos novos alunos e na inauguração da nova residência de estudantes da universidade. Edifício, localizado na Viela da Carvalhosa, oferece 54 camas.

O primeiro-ministro andou, esta sexta-feira, pelo distrito do Porto.

O primeiro-ministro vai estar na tarde de quarta-feira (13) no Porto. Foto: Mariana Soares

O primeiro-ministro, António Costa, vai participar esta quarta-feira (13) na cerimónia oficial de receção aos novos alunos da Universidade do Porto (UP) e vai depois inaugurar a Residência Universitária Ventura Terra, na Viela da Carvalhosa, perto da Igreja de Cedofeita, no Porto.

A cerimónia de receção dos novos alunos vai decorrer no Jardim da Cordoaria, nas traseiras da Reitoria, a partir das 15h30. Vão intervir na sessão, além do chefe de Governo, o Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e a Presidente da Federação Académica do Porto, Ana Gabriela Cabilhas.

O conjuntode novos alunos da UP compreende os 4.635 jovens que entraram na instituição na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, “aos quais se juntam também os estudantes, nacionais e internacionais, de primeiro ano de mestrado e doutoramento, num universo superior a 9.000 novos estudantes“, refere a UP numa nota enviada às redações.

Além da recolha dos kits de boas-vindas, os novos alunos vão poder também assistir a concertos dos Pauliteiros de Miranda do Orfeão Universitário do Porto, do grupo Batucada Radical e de duas tunas:a Tuna Feminina do Orfeão e a Tuna Universitária do Porto.

Residência “Ventura Terra” abriu este ano letivo

Para as 17h00, está agendada uma visita guiada às instalações da Residência de Estudantes Ventura Terra, a nova residência da UP, que recebeu no presente ano letivo os primeiros estudantes. Tem 54 camas – mais de 40 estão já ocupadas – que se juntam às 1.072 disponibilizadas pelos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto.

O primeiro-ministro fará a visita acompanhado pelas ministras da Presidência, Mariana Vieira da Silva – que já tinha visitado a obra em novembro -, e do Ensino Superior, Elvira Fortunato.

Homenagem a “benemérito”
A nova residência de estudantes da UP homenageia, no nome, Miguel Ventura Terra (1866-1919). Ao JPN, o gabinete de comunicação da UP esclareceu que o arquiteto e benemérito deixou em testamento “património às então escolas de belas artes de Lisboa e Porto, especificamente para apoiar estudantes carenciados daquelas escolas”. Assim, concluiu a mesma fonte, a iniciativa de Ventura Terra “será um dos primeiros exemplos de bolsas de estudo financiadas por privados”.

Numa altura em que a falta de opções acessíveis de alojamento para estudantes voltam em força às notícias, com o arranque do ano letivo, o chefe de Governo assinala, no Porto, a conclusão do primeiro de sete projetos da Universidade do Porto de construção e reabilitação de residências no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Na residência que abriu portas junto à antiga Faculdade de Farmácia foram investidos 1,76 milhões de euros. O edifício, que tinha uso administrativo, foi reabilitado e reconvertido numa residência estudantil.

No total, os sete projetos da UP vão receber 20,5 milhões de euros de financiamento PRR. Três são novas residências: a que se inaugura amanhã, na Viela da Carvalhosa; outra na Asprela, junto à Faculdade de Desporto (206 camas); e uma terceira na Rua da Boa Hora, nas instalações do Centro de Desporto da UP (151 camas).

O concurso público para a elaboração do projeto das duas residências está neste momento em curso. Segue-se “o concurso para a execução da empreitada e, só depois, o arranque da construção”, esclareceu ainda a UP ao JPN.

A Universidade do Porto vai também aproveitar o PRR para reabilitar 701 camas em quatro das suas residências: Campo Alegre III (43 camas), Novais Barbosa (244), Alberto Amaral (311) e Jayme Rios de Souza (103), de acordo com informação prestada pela instituição à Agência Lusa.

No capítulo do novo alojamento académico no Porto enquadra-se ainda a Academia 24, residência gerida pela FAP, em colaboração com a UP, Politécnico do Porto, Católica do Porto e a Escola Superior de Enfermagem da cidade; e as futuras residências a instalar no Quartel Monte Pedral (200 camas) e no Morro da Sé (210 camas). A primeira, anunciada em 2019, ainda está em fase de discussão, a segunda, anunciada ainda antes da do Monte Pedral, corre o risco de não vir a ser concretizada

Artigo atualizado às 10h47 do dia 13 de setembro com os esclarecimentos prestados pela Universidade do Porto.