É sobretudo na noite do dia 24 e nas primeiras horas do dia 25 que as diferenças se fazem notar na oferta de metro, autocarro e comboio na cidade do Porto. Saiba quais vão ser as principais alterações.

Obra da nova Linha G está estimada em 110 milhões de euros.

Últimas composições de metro partem pelas 20h00 do dia 24 de dezembro. Foto: Hugo Moreira/JPN

Como é habitual, as composições do metro do Porto vão parar mais cedo na véspera de Natal e sair mais tarde para os carris no dia 25.

Assim, no próximo domingo, 24 de dezembro, as últimas partidas nas seis linhas do metro dão-se por volta das 20h00. O último metro sai às 20h21 da estação Senhora da Hora em direção a Fânzeres (Linha F).

Já o arranque da circulação no dia seguinte faz-se entre as 08h30 e as 09h00, conforme a infografia disponibilizada no site da empresa (clique sobre as imagens). O primeiro a arrancar é o serviço das 08h36 com saída da Póvoa de Varzim com destino ao Estádio do Dragão.

Se no Natal há menos metros em circulação, no Ano Novo é ao contrário: haverá composições a circular durante toda a noite. A empresa promete para “breve” a divulgação de toda a informação relativa à operação especial de passagem de ano.

STCP também com horários especiais

Também nos autocarros, há mudanças nas frequências. Com as escolas fechadas, a STCP tem em vigor o horário “Férias Escolares” desde esta segunda-feira (18) até ao próximo dia 2 de janeiro. O horário “Normal” regressa no dia 3 do novo ano.

Na véspera e no dia de Natal, a operação da empresa sofre também alterações para, à semelhança do que acontece no metro, se ajustar à reduzida procura em determinadas horas.

Assim, durante o dia 24 vai vigorar o horário “domingos e feriados”, com recolha antecipada dos veículos entre as 18h30 e as 21h00, consoante as linhas.

À noite, no total, vão estar a circular 34 autocarros distribuídos por 18 linhas (ver infografia).

A STCP informa também que os elétricos n.º 1 e 18 vão terminar o serviço às 17h30, no dia 24. Quanto ao dia 25 de dezembro, durante a madrugada, vão estar a circular autocarros nas 11 linhas da rede. No caso da linha 3M (Aliados-Aeroporto), a STCP indica que não vão estar operacionais os reforços das meias horas.

A partir das 7 horas, vigora o horário “domingos e feriados”. Os elétricos começam a circular mais tarde do que o habitual – às 14h00, no caso da linha 1 e às 14h15, no caso da linha 18.

Tal como a Metro do Porto, a STCP promete revelar as informações relativas à operação de passagem do ano durante a próxima semana.

Na rede da CP, também há comboios suprimidos no Natal e no Ano Novo, em todos os serviços, nomeadamente nos comboios urbanos do Porto e no serviço Intercidades e Alfa Pendular. Todas as alterações dos horários da rede estão disponíveis no site da empresa.