As comemorações começam esta segunda-feira (5) com uma programação ilustrativa da linha editorial do Trindade. Até 16 de fevereiro, o cinema vai exibir antestreias, bem outros filmes que visam dar visibilidade e voz ao cinema portuense.

Cinema Trindade dá início às celebrações do sétimo aniversário com programa comemorativo. Foto: Ana Marta Ferreira

O Cinema Trindade celebra este mês o sétimo aniversário da sua reabertura com uma programação especial, composta por diversas sessões de cinema. As comemorações arrancam, esta segunda-feira (5), com a exibição de “O Desprezo”, de Jean-Luc Godard, pelas 19h30, e terminam 16 de fevereiro com o filme “Vale Abraão”, de Manoel de Oliveira (20h30), na versão integral.

Este programa comemorativo conta com algumas antestreias, nomeadamente da longa-metragem “Priscilla”, de Sofia Coppola e do “BAAN: Casa”, de Leonor Teles, bem como com a exibição de filmes que caracterizam o perfil editorial do Trindade.

Entre 6 e 15 de fevereiro, de acordo com as publicações partilhadas nas redes sociais, Facebook e Instagram, vão ser apresentados alguns dos filmes que vão marcar este ano cinematográfico, no âmbito do programa “Expectativa’ 24”: “A Batalha da Rua Maria Antônia”, de Vera Egito (dia 6, às 19h30); “Mátria”, de Álvaro Gago (dia 8, às 19h); “A Fera na Selva”, de Patric Chiha (dia 14, às 19h30); “Eureka”, de Lisandro Alonso (dia 14, às 21h30) e “Joyland”, de Saim Sadiq (dia 15, às 19h15).

Ao longo dos doze dias, segundo o site oficial do cinema, vão haver “sete cineastas em foco”, que vão revisitar filmes clássicos, com um olhar de “(re)descoberta”, apelando à convergência da memória e do cinema contemporâneo. Esta iniciativa vai estar incluída no programa “Trindade Classics”.

Para além disso, destaca-se o módulo dedicado inteiramente ao cinema português, “Portugal Cinema”, onde está incluído o “Made in Porto”. Esta parte da programação tem como objetivo dar visibilidade e voz ao cinema portuense. “O Pior Homem Do Mundo”, de Rodrigo Areias; “BAAN: Casa” de Leonor Teles; “Dulcineia”, de Artur Serra Araújo, e “Bom Povo Português”, de Rui Simões, são alguns dos títulos nacionais que vão poder ser vistos no grande ecrã. Os respetivos realizadores e alguns atores vão marcar presença durante as exibições dos filmes.

Está ainda planeada para este sábado, dia 10 de fevereiro, pelas 11h, uma conferência, no Batalha Centro de Cinema, na qual vai participar o realizador Luiz Fernando Carvalho e a atriz Maria Fernanda Cândido, a propósito da estreia d’ “A Paixão Segundo G.H.”, uma adaptação do livro da escritora brasileira, Clarice Lispetor. Terminado o programa comemorativo, o Cinema Trindade retoma a programação habitual.

Editado por Inês Pinto Pereira