Dragões vão aos Açores para discutir uma vaga nas meias-finais da prova, enquanto os leões defrontam o Leiria nesta quarta-feira (8). Benfica joga amanhã, quinta-feira, diante do Vizela.

Taça de Portugal

Oito equipas estarão a discutir duas vagas nas meias-finais da Taça de Portugal. Os jogos acontecem nesta quarta-feira (7) e quinta-feira (8). Foto: FPF. Foto: FPF

Os quartos de final da Taça de Portugal começam nesta quarta-feira (7) com dois dos três grandes nos relvados. Enquanto o FC Porto visita o Santa Clara, da Segunda Liga, o Sporting CP joga contra o Leiria. Já na quinta-feira (8), o Vitória SC recebe o Gil Vicente, enquanto o Vizela defronta contra o Benfica.

As quatro equipas apuradas para as meias-finais têm confrontos marcados para o dia 3 de abril. A final da Taça de Portugal acontece no dia 26 de maio, no relvado do Estádio Nacional do Jamor.

Santa Clara x FC Porto

Os azuis e brancos, vencedores da prova no ano passado, encaram os açorianos no Estádio de São Miguel, às 16h00 (menos uma hora nos Açores). As duas equipas estão invictas há cinco jogos e discutem uma vaga nas meias-finais. Nos oitavos de final, os dragões superaram o Estoril por 4-0, enquanto o Santa Clara venceu o Nacional nos penáltis, por 4-2, depois de um empate a uma bola.

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, elogiou o adversário, líder da Segunda Liga, que, na opinião de Conceição, estaria na primeira metade da tabela, caso estivesse na Liga Portugal. O treinador também afirmou que o empate contra o Rio Ave, na última jornada, não “veio abalar em nada” a equipa para o duelo na Taça.

Por outro lado, Vasco Matos, comandante dos encarnados de Ponta Delgada, apontou o favoritismo todo para o FC Porto, mas também declarou que o duelo será uma oportunidade para o Santa Clara mostrar o seu trabalho. O jogo pode ser assistido pelos adeptos na Sporttv1.

UD Leiria x Sporting

Os comandados de Ruben Amorim vão defrontar o União de Leiria, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa. O duelo está marcado para às 20h45. Com uma derrota nos últimos dez jogos, o Sporting teve o seu último compromisso na Liga Portugal adiado, por falta de policiamento para assegurar as condições de segurança do jogo.

Os leões conseguiram o apuramento nos oitavos de final ao golear o Tondela, por 4-0. Já o Leiria venceu o Marítimo, fora de casa, por 3-0. Amorim, técnico do Sporting, destacou o trabalho do comandante adversário, que “joga num sistema parecido”. No entanto, Ruben Amorim afirmou ter uma “grande vantagem” em relação ao adversário: “ter jogadores melhores”.

Vasco Botelho da Costa reconhece total favoritismo aos lisboetas, mas garantiu na conferência de antevisão que os seus jogadores estão otimistas, embora “sabendo que terão que defender mais tempo do que estão habituados”. Por fim, o treinador leiriense destacou o plantel que colocou o União de Leiria nos quartos de final da Taça de Portugal depois de 21 anos (a última vez aconteceu na época 2002/03).

O jogo é transmitido pela RTP1, RTP Internacional e Sporttv1.

Vitória x Gil Vicente

O Vitória defronta o Gil Vicente, no Estádio Afonso Henriques, em Guimarães, a partir das 18h45, nesta quinta-feira (8). As duas equipas enfrentaram-se na Liga Portugal na penúltima jornada e os barcelenses venceram por 1-0. O jogo pode ser assistido na Sporttv 2.

Vizela x Benfica

O Benfica visita o Vizela em busca de confirmar o apuramento para as meias-finais da Taça. O jogo acontece no Estádio do FC Vizela, às 20h45. As águias partem como favoritas para o duelo frente ao atual lanterna vermelha do campeonato. Isto porque não perdem fora da Luz há cinco partidas, além de não serem derrotados pelo Vizela nos últimos seis encontros. Os vizelenses não ganham há quatro jogos. A última vitória foi para a Taça diante do FC Arouca. A transmissão da partida dos encarnados fica a cargo da RTP 1, RTP Internacional e Sporttv 1.