Diogo Queiroz de Andrade, Rui Rodrigues e Vítor Coutinho são os novos administradores do grupo. José Pedro Soeiro e Victor Menezes, que se tinham demitido no início de janeiro, regressaram à administração. A Comissão Executiva (CE) deverá ser designada "nos próximos dias", segundo a Lusa.

Página Civilizadas, do acionista Marco Galinha, chegou a acordo com o WOF para que seja definida uma solução para o grupo. Filipa Silva/JPN

Os acionistas do Global Media Group (GMG) elegeram esta segunda-feira (19) Diogo Queiroz de Andrade, Rui Rodrigues e Vítor Coutinho como novos administradores. A Comissão Executiva (CE) deverá ser designada “nos próximos dias”, de acordo com a Lusa que cita uma fonte ligada ao processo.

Diogo Queiroz de Andrade, jornalista de origem, era diretor de inovação do GMG desde o ano passado. Foi diretor criativo do “Observador” entre 2013 e 2016, diretor adjunto do “Público” entre 2016 e 2018, diretor do “Fórum” entre 2019 e 2020 e colunista do “Eco” entre 2018 e 2022. É também autor de livros e documentários, investigador e educador.

Já Rui Rodrigues, que ficou conhecido como “Piratinha do Ar” por ter desviado um avião da TAP para Madrid em 1980, quando tinha 16 anos, é socio-gerente da Vip House, uma empresa de construção de luxo e promoção imobiliária. Licenciado em Marketing e Publicidade, foi diretor de publicidade da TSF Porto (1990-1992) e diretor comercial da Rádio Comercial, Rádio Cidade, Rádio Nostalgia e Rádio Nacional (1997-1999). Foi também diretor comercial, coordenador e administrador comercial na TVI e Media Capital (1999-2001) e na RTC e RTP (2001-2003).

Vítor Coutinho foi sacerdote pela diocese de Leiria-Fátima até 2021, ano em que pediu despensa das obrigações sacerdotais numa carta enviada ao Papa Francisco, chefe de gabinete do cardeal António Marto e vice-reitor do Santuário de Fátima (2014-2021). Desde 2006, a atividade profissional tem sido dividida entre a docência universitária e a participação na gestão de empresas e organizações. Tem um doutoramento com especialidade em bioética, feito na Alemanha, e é professor auxiliar da Universidade Lusíada desde 2023. Segundo a Lusa, o seu nome deverá ser indicado para assumir a presidência da Comissão Executiva.

Para além de Diogo Queiroz de Andrade, Rui Rodrigues e Vítor Coutinho, foram também nomeados administradores José Pedro Soeiro e Victor Menezes, que se tinham demitido no início de janeiro. Marco Galinha, Kevin Ho e António Mendes Ferreira mantêm-se, enquanto que os membros do Conselho de Administração que estavam demissionários cessaram funções. Segundo a agência Lusa, a nova CE vai ser apresentada “nos próximos dias”.

A proposta de aumento de capital em cinco milhões de euros, que também estava na ordem de trabalhos da assembleia geral que se realizou esta segunda-feira, não chegou a ser votada, por ainda estarem a decorrer as negociações com o fundo World Opportunity Fund (WOF). Como noticiou a agência Lusa na sexta-feira (16), a Página Civilizadas, do acionista Marco Galinha, chegou a acordo com o WOF para que seja definida uma solução para o grupo que passa pela saída do fundo.

TSF tem novo diretor-geral

Domingos de Andrade foi esta segunda-feira nomeado diretor-geral da TSF e diretor-geral editorial do “Jornal de Notícias”, “O Jogo” e de outros títulos do grupo pelo Conselho de Administração da Global Media. A decisão acontece depois de o jornalista ter saído da direção da TSF, em setembro do ano passado.

A comissão de trabalhadores da TSF lamenta ter tido conhecimento das nomeações da nova administração através da comunicação social. “Lamentamos que, numa matéria tão importante, os trabalhadores sejam os últimos a saber dos desenvolvimentos que dizem respeito às suas próprias vidas profissionais”, pode ler-se numa nota, citada pelo “Público”.

Editado por Inês Pinto Pereira