Em mais um episódio do "Semanário" voltamos a falar sobre dois temas em destaque na semana informativa do JPN.
É o som da semana: o do líder do PS, Pedro Nuno Santos, a admitir viabilizar um governo minoritário da AD, no debate televisivo com o líder da Aliança Democrática. Foi na segunda-feira e a afirmação já sofreu vários desenvolvimentos, aquecendo o fim da pré-campanha para as Legislativas.
Este sábado, por ocasião dos dois anos desde o começo da guerra na Ucrânia, a Íris Nunes veio a estúdio falar sobre o tema. O JPN fez um ponto de situação do conflito com a ajuda de dos especialistas em assuntos da Rússia, José Milhazes e Sandra Fernandes, e ainda de Cândida Pinto e David Araújo, os enviados da RTP ao conflito no leste da Europa. Já por lá passaram sete vezes.
A Maria Rego veio falar sobre o Sistema Eleitoral em Portugal, nomeadamente sobre o método de Hondt, o modelo usado nas eleições legislativas para distribuir mandatos pelos partidos candidatos. Para o professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Paulo Vasconcelos, o modelo apresenta vários problemas.
Antecipamos ainda alguns trabalhos que vai poder ler/ver/ouvir na próxima semana no JPN. No próximo domingo começa a campanha eleitoral para as legislativas de 10 de março. Nas próximas duas semanas, o JPN vai acompanhar algumas das ações de campanha dos partidos com assento parlamentar.
O “Semanário”, podcast semanal do JPN, está disponível nas principais plataformas de áudio e pode ser ouvido todas as sextas-feiras também através do site e das redes sociais. A edição deste episódio é de Jaime Silva. A condução do programa ficou a cargo da Luísa Capucho e do Afonso Leite. A coordenação é de Jaime Silva e Maria Rego.
Editado por Filipa Silva