O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, João Costa, durante a visita de dois dias a Kiev. Os ministros da Educação e dos Negócios Estrangeiros foram recebidos pelo Presidente Zelensky.

Liceu 25 após o bombardeamento russo Foto: Wikimedia Commons

O ministro da Educação, João Costa, disse esta segunda-feira (5) que o Governo português vai apoiar a reconstrução de escolas na Ucrânia. As declarações aconteceram durante a visita de dois dias a Kiev, na qual esteve acompanhado do ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.

João Costa disse que o Governo assumiu um “compromisso total” na reconstrução do Liceu 25, situado na região de Jitomir, que foi destruído em março de 2022, na sequência de um bombardeamento. O ministro referiu que a reconstrução do liceu foi confiada a Portugal pelas autoridades ucranianas, que pretendem que seja “o embrião de uma reforma do projeto educativo“.

A reconstrução da infraestrutura vai sofrer “um redesenho de toda a dimensão curricular para apoiar os alunos que vivem uma situação inusitada para aquilo que são as condições de aprendizagem”, acrescentou o ministro. O objetivo é que o liceu se enquadre “num projeto educativo europeu moderno” e que se afaste de uma visão “muito fechada de escola que era ainda a herança soviética”, segundo o “Jornal de Notícias”.

O edifício do Liceu 25 permanece praticamente igual e o solo continua coberto por uma camada de destroços desde a visita da Lusa, poucos dias depois do ataque. Como as aulas estavam suspensas desde o início do conflito, o bombardeamento não provocou vítimas graves. No entanto, alguns edifícios no raio de 30 metros foram afetados pela explosão e algumas pessoas ficaram feridas.

Embora não se tenha comprometido com datas, o ministro avançou que o processo de contratação pública vai arrancar para que a reconstrução se cumpra “o mais rapidamente possível”. O JPN tentou contactar o Ministro da Educação para obter mais informações sobre o envolvimento de Portugal no projeto, sem sucesso.

Antes da visita ao Liceu 25, os ministros da Educação e dos Negócios Estrangeiros participaram no III Fórum de Reconstrução de Zhytomyr, que reuniu “dezenas de intervenientes ao longo do dia, numa organização tripartida de Portugal, Ucrânia e Estónia“.

De acordo com um comunicado da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), publicado na terça-feira (6), o Presidente da AICEP também participou como orador no fórum, no qual apresentou a oferta nacional de empresas de construção e obras públicas a mais de meia centena de empresários ucranianos. Durante a sessão, foi reforçado o compromisso de Portugal no apoio da reconstrução da Ucrânia.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Educação chegaram na segunda-feira (5) a Kiev para discutir a reconstrução de escolas. No dia seguinte, reuniram-se com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Segundo o Governo português, a reconstrução do Liceu 25 de Jitomir, a “Fórmula da Paz” e a integração de crianças ucranianas refugiadas nas escolas portuguesas foram alguns dos temas abordados durante o encontro.

Editado por Inês Pinto Pereira