Este sábado (24) está marcada uma concentração, organizada pela Associação de Ucranianos no Porto, para assinalar os dois anos do início da Guerra na Ucrânia.

Imagem de uma manifestação de solidariedade com a Ucrânia realizada no Porto em fevereiro de 2022. Foto: Joana Araújo

Com hora marcada às 16h00 da tarde, na Praça de Gomes Teixeira – mais conhecida na cidade como Praça dos Leões – a comunidade ucraniana residente na Área metropolitana do Porto convocou uma marcha lenta que se vai estender até à Câmara do Porto. A iniciativa tem como objetivo assinalar os dois anos da invasão russa da Ucrânia.

É esperada a participação de cerca de 200 pessoas e previstos discursos no evento. Diferentes forças políticas com assento parlamentar têm também prevista a presença no evento.

A partir das 19h00, a pedido do Consulado da Ucrânia no Porto, o edifício dos Paços do Concelho será iluminado com as cores da bandeira do país. A Câmara Municipal do Porto prepara esta homenagem como mais uma manifestação de solidariedade da cidade do Porto com a Ucrânia.

Nas palavras do Consulado, a iniciativa da Associação de Ucranianos no Porto pretende enfatizar “a luta heróica do povo ucraniano contra a invasão militar russa”, assim como relembrar a importância do “apoio internacional” na proteção da sua soberania e independência.

Editado por Filipa Silva