A empresa vai aproveitar os resíduos agropecuários produzidos na exploração agrícola Teixeira do Batel para produzir biometano. Esta produção vai ser injetada na rede de gás natural. A inauguração está prevista para o "último trimestre de 2025".

Produção agrícola

Exploração agrícola Teixeira do Batel tem cerca de 2.700 animais. Foto: BDC – Empower to Lead

As empresas Axpo e Goldenergy assinaram um acordo com a exploração agrícola Teixeira do Batel, situada em Vila do Conde, para a construção de uma unidade de produção de biometano no concelho. O projeto representa um investimento de oito milhões de euros.

De acordo com um comunicado, esta colaboração “prevê a construção, colocação em funcionamento e exploração” por parte da Axpo de uma Central de Produção de Biometano, que vai aproveitar os resíduos agropecuários produzidos na exploração agrícola Teixeira do Batel. A exploração têm cerca de 2.700 animais, dos quais 1.050 vacas a produzir leite, totalizando 1.150.000 litros de leite por mês.

Já a Goldenergy vai ficar responsável por “comprar toda esta produção de biometano, obtida na unidade da Axpo em Portugal, para injetar na rede de gás natural”.

É expectável que, na primeira fase de investimento, sejam produzidos 15 GWh/ano e que essa quantidade seja comprada pela empresa Goldenergy, passando assim a “incorporar gases de origem 100% renováveis no fornecimento de gás aos seus clientes”. 

Ignacio Soneira, CEO da Axpo, garante, segundo a nota, que com a central de produção, a empresa vai “reforçar a posição de liderança no setor renovável com um novo contributo da Axpo para a sustentabilidade ambiental.

De acordo com informação recolhida pelo JPN, é esperado que “até o final de 2024 as obras sejam iniciadas”. Quanto à inauguração deste equipamento, está prevista para o “último trimestre de 2025”.

Editado por Inês Pinto Pereira