Com este vínculo, Neemias Queta vai poder jogar os play-offs da NBA. O basquetebolista português deixa de ter um contrato de duas vias, que lhe permitia jogar em duas ligas distintas.
O basquetebolista Neemias Queta assinou esta segunda-feira (8) um contrato standard com os Boston Celtics, que disputam a liga norte-americana de basquetebol (NBA). A informação foi avançada pelo clube nas redes sociais.
O português tinha, até agora, um contrato de duas vias com o clube, o que significa que podia jogar na equipa principal e nos Maine Celtics – equipa secundária dos Boston Celtics -, que disputam a G-League. O vínculo “two-way” não permitia, no entanto, que o basquetebolista participasse em todos os jogos da fase regular, já que só podia ser convocado para 50 dos 82 jogos, nem nos play-offs da liga norte-americana de basquetebol.
Com este novo contrato, Neemias Queta vai ocupar a 15.ª vaga que existia no plantel e vai poder participar nos play-offs da NBA. A equipa americana não revelou pormenores sobre a duração do contrato.
No domingo (7), o poste luso ajudou os Maine Celtics a chegarem à final da G-League ao contribuir com 16 pontos e 19 ressaltos. A equipa secundária dos Boston Celtics venceu os Long Island Nets – equipa secundária dos Brooklyn Nets – por 99-77.
Desde que entrou para a NBA, em 2021, o basquetebolista internacional português fez 46 jogos: 26 pelos Boston Celtics na temporada 2023/24 e 20 jogos pelos Sacramento Kings, dos quais 15 em 2021/22 e cinco em 2022/23. Em 2021, Neemias Queta começou a jogar pelos Sacramento Kings, tornando-se o primeiro português a jogar na NBA.
Editado por Inês Pinto Pereira