A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) anunciou, esta terça feira, em comunicado, algumas medidas de prevenção para os incêndios florestais. Devido ao aumento de calor que se fez sentir este mês, têm deflagrado vários incêndios.

Até às 20h00 desta sexta-feira os comandos distritais de Viana Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Leiria, Castelo Branco, Coimbra e Santarém vão estar em alerta amarelo.

A ANPC vai ainda reforçar os meios de protecção contra os incêndios florestais com a presença da Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR para vigilância destes distritos.

À população, a ANPC apela a que tomem precauções para evitar os fogos florestais, já que, de acordo com o que revelou a mesma fonte ao JPN, ” em princípio os incêndios terão sido provocados por queimadas”. Entre as medidas, encontra-se a proibição de realização de queimadas e de fogueiras em locais onde há “risco temporal de incêndio de níveis muito elevado e máximo”.

Desde o início do mês, a ANPC contabilizou 898 incêndios.

Onda de calor termina este sábado

Estes incêndios coincidem com a onda de calor registada, desde o inicio do mês, em cinco zonas do país: Portalegre, Évora, Beja, Castelo Branco e Penhas Douradas.

Vânia Lopes, do Instituto de Meteorologia, sublinha que estas temperaturas registadas nas últimas semanas não são “nada de transcendental” e que são consequência de uma “variação climática”.

“A temperatura quente no mês de Março é frequente e é normal para esta época do ano”, confirma. Admite, contudo, que as temperaturas dos últimos dias são um pouco mais altas do que em anos anteriores.

Desde o ínicio de mês contabilizaram cerca de 900 fogos florestais