Pela primeira vez, a Seleção Portuguesa Feminina está classificada para o mundial de futebol. O apuramento surge na sequência da vitória sobre os Camarões, por 2-1, no jogo realizado na manhã desta quarta-feira (22).

O golo que definiu o jogo veio aos 90+4’, numa penalidade convertida por Carole Costa. A central portuguesa descreve o dia como o mais feliz da sua vida. “Este é o sonho de muita gente”, afirma, destacando a responsabilidade extrema associada ao penalti, onde viu a bola tocar as redes.

O selecionador, Francisco Neto, emocionou-se ao falar sobre a vitória e o apuramento, agradecendo à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) pelo apoio. Aproveitou ainda o momento para dedicar a classificação a alguém especial: “Uma das senhoras que me criou faleceu há um mês e isto é para ela e para a família”.

Personalidades saúdam o marco no panorama do futebol português

Diversas entidades vieram a público felicitar a equipa pelo feito. Entre elas, o primeiro-ministro, António Costa, que, via Twitter, saudou a conquista, descrevendo-a como “histórica”. ​

Do meio desportivo, também chovem graças às “quinas”. Fernando Gomes, presidente da FPF, através de um comunicado divulgado no site oficial da entidade, diz acreditar que a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres é importante para uma nação “avançada, moderna e justa” – assegurando que a atual direção tem feito o possível para alcançar esse objetivo. E remata: “A vossa dedicação concretizou um sonho de mais de três décadas“.

Também o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, felicitou a equipa, através do Facebook, indicando que o futebol é o melhor embaixador para o país.

O presidente do SL Benfica, Rui Costa, numa mensagem partilhada no site oficial do clube, enalteceu o apuramento com destaque particular às dez jogadoras do clube lisboeta que integram a seleção. Mais ainda, sublinha que se trata de “um momento para todo o futebol português se orgulhar“, sendo um “país que tem um imenso talento e uma fortíssima paixão pelo futebol”. Na mesma linha, o Sporting felicitou a equipa via Twitter, evidenciando as jogadoras que pertencem ao clube. 

O FC Porto não ficou de fora no louvor à seleção feminina, apontando uma vitória que fica “para a História”. Contudo, em reação à publicação, muitos deixaram críticas ao clube por não ter uma equipa de futebol feminino profissional.

Com o apuramento, a seleção entra para o grupo E da Copa do Mundo, juntamente com os Estados Unidos, Países Baixos e o Vietname. As “quinas” começam a sua jornada a 27 de julho, contra os Países Baixos. 

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira