Já se conhece o cartaz oficial da Queima das Fitas do Porto. Os Lamb são o nome maior de um cartaz menos preenchido do que nas edições anteriores. Ao contrário da edição do ano passado, este ano serão apenas duas bandas por noite a animar as hostes. Os outros nomes internacionais, para além da banda de Louise Rhodes e Andy Barlow, são os Orishas e o brasileiro Carlinhos Brown. Tal como o JornalismoPortoNet tinha avançado, a festa conta com os concertos dos Mão Morta, Xutos & Pontapés, Mind da Gap e The Fingertrips. O cartaz integral foi hoje divulgado à imprensa, no Cais de Gaia.

Na primeira noite, dia 2 de Maio, às 01h00, actuam os Fingertrips e os Orishas, um colectivo cubano, radicado em França, que cruza a música afro-cubana com os ritmos e as rimas do hip-hop. Na noite de Domingo, tocam os Mão Morta (com disco novo, «Nus») e Jorge Palma. Os Mind da Gap e Pedro Abrunhosa actuam no dia 3.

Na “Noite de Arreal”, o culminar de um dia grande das comemorações da Queima, José Cid e Quim Barreiros pisam o palco. Na noite seguinte, actua uma das bandas revelação da música portuguesa de 2003, os Toranja, e os Clã. Uma oportunidade para ouvir os temas do novíssimo «Rosa Carne» (com edição agendada para dia 3 de Maio).

Os veteranos Xutos & Pontapés são um dos pratos fortes do cartaz. A banda celebra 25 anos de carreira e na noite de Quinta-feira, dia 6, devem tocar alguns temas do novo álbum, com edição para breve, bem como os habituais hinos daquela que é a mais popular banda de rock português. Na mesma noite, os Blind Zero comemoram outro aniversário, o dos 10 anos de carreira, na Queima da sua cidade natal.

Sexta-feira é dia de acolher o portuense Manuel Cruz (dos saudosos Ornatos Violeta) com o seu muito aguardado projecto Pluto. Nessa noite, actuam também os Lamb, presença constante nos palcos portugueses e certamente motivo para muitos isqueiros acesos em êxitos como «Gabriel». A pop açucarada de Gomo e o “tribalista” Carlinhos Brown fecham o certame.

A maior campanha publicitária de sempre

A Federação Académica do Porto (FAP), na voz do presidente Nuno Reis, diz apostar forte na edição de 2004. Segundo Nuno Reis, a campanha publicitária será a maior de sempre e envolverá uma rádio local e a TVI. Com o Jornal de Notícias, sairá uma revista da Queima.

O orçamento para o cartaz ronda os 350 mil euros (70 mil contos). Esta edição tem também o maior número de barracas de sempre (130). O staff inclui cerca de 100 pessoas, para além das forças de segurança.

Este ano o recinto está aberto até às seis da manhã. O primeiro concerto de cada noite começa às 22 horas para que o segundo possa terminar por volta das duas da manhã.

A FAP espera uma assistência média de 30 mil pessoas. Os bilhetes serão postos à venda a partir da próxima Segunda-feira. Os preços variam entre os quatro e os seis euros. Como é habitual, as entradas adquiridas nas faculdades são mais baratas e mais caras no Queimódromo.

Programa das Noites da Queima

Dia 2 de Maio – Domingo
01h00 – The Fingertrips / Orishas

Dia 2 de Maio – Domingo
22h00 – Mão Morta / Jorge Palma

Dia 3 de Maio – Segunda-Feira
22h00 – Mind da Gap / Pedro Abrunhosa

Dia 4 de Maio – Terça–Feira
22h00 – José Cid / Quim Barreiros

Dia 5 de Maio – Quarta–Feira
22h00 – Toranja / Clã

Dia 6 de Maio – Quinta–Feira
22h00 – Blind Zero / Xutos e Pontapés

Dia 7 de Maio – Sexta–Feira
22h00 – Pluto / Lamb

Dia 8 de Maio – Sábado
22h00 – Gomo / Carlinhos Brown

Pedro Rios