Com quase cinco anos de funcionamento, Jornalismo e Ciências da Comunicação é um dos cursos mais novos da Universidade do Porto (UP) e já lançou os primeiros licenciados no mercado de trabalho. Reflectir e debater o estado actual do ensino e da investigação nas Ciências da Comunicação em Portugal e concretamente na licenciatura oferecida pela UP nesta área, é o objectivo da realização destas jornadas, que decorrem durante o dia de hoje, terça-feira.

O director do curso, Rui Centeno, em entrevista ao JPN, explica que as jornadas “vão ser o balanço do que foi feito nestes anos, quais foram os pontos fortes e quais foram os pontos fracos”.

Para Rui Centeno, a discussão é essencial nesta altura porque marca um ponto de viragem no curso com o lançamento no mercado de trabalho dos primeiros licenciados (2000-04). “Tendo em conta que os primeiros licenciados foram lançados no ano passado para o mercado de trabalho, isto é um primeiro balanço para podermos ver o que não está bem e tentar corrigir algumas orientações”, afirma.

Para o director esta iniciativa também será uma forma de “interiorizarmos um pouco o que é que isto é”. “Uma coisa é passarmos por cá, estudarmos ou darmos aulas e depois vamos embora e outra coisa é estarmos aqui a debater os problemas que temos e que podem surgir e até novos caminhos que podem potenciar ainda mais o funcionamento do curso”, diz.

As Jornadas LJCC são uma das iniciativa da comissão científica e apresentam um painel de convidados diversificados, onde se inclui nomes como Salvato Trigo, Nelson Traquina, António Granado, entre outros. As jornadas vão também abordar diversas questões relacionadas com o funcionamento dos três ramos do curso: jornalismo, assessoria de comunicação e multimédia.

Na sessão de abertura vai estar presente o reitor da UP, Novais Barbosa e o director da licenciatura, Rui Centeno.

Milene Câmara
Fotos: Ricardo Fortunato e Milene Câmara