A Junta de Freguesia de Paranhos assinou, esta segunda-feira, um protocolo com a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), dando assim continuidade ao projecto “SorriDente” iniciado há cerca de quatro anos.

“O projecto ‘SorriDente’ vai permitir que as cerca de 3.500 crianças que estudam nos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e também dos jardins de infância da freguesia de Paranhos façam um rastreio oral gratuito, uma radiografia panorâmica de toda a boca por apenas 5 euros e consultas por um preço simbólico de 10 euros”, explicou ao JPN Alberto Machado, vogal do Executivo da Junta.

As consultas devem ser marcadas na secretaria do próprio estabelecimento de ensino, pelo aluno ou encarregado de educação e, posteriormente, serão atendidos nas instalações da FMDUP. “Não estão incluídos tratamentos de ortodontia, ou seja, os aparelhos de correcção dentária, próteses ou cirurgias complexas”, esclarece Alberto Machado.

O protocolo “vai permitir que as crianças da freguesia usufruam dos cuidados básicos de higiene oral, por um preço muito acessível, o que é vantajoso para elas mas também para os estudantes [da FMDUP], que podem assim aplicar tratamentos e investigar numa faixa etária importante”, disse ao JPN o presidente do conselho directivo da faculdade, Afonso Pinhão Ferreira.

A Junta de Paranhos já mostrou interesse em alargar o projecto “SorriDente” aos idosos e utentes dos centros sociais, mas a execução prática da ideia depende dos meios disponíveis.

Alberto Machado adianta que “a proposta poderá já estar preparada até Maio, mas em princípio só irá ser elaborado novo protocolo, de modo a alargar o projecto a idosos e utentes dos centros sociais de Paranhos, no próximo ano lectivo”.