Oito crianças internadas no Hospital de S. João foram infectadas por uma bactéria rara. Uma das crianças morreu no passado dia 12, mas segundo o hospital ainda não é possivel estabelecer uma relação de causalidade entre a infecção da bactéria e a morte.

Apesar de ainda não haver conclusões sobre o que infectou as crianças, tudo aponta para uma bactéria do tipo klebsiella detectada há mais de uma semana nas bolsas de alimentação parentérica (soro).

Em comunicado de imprensa, o HSJ explica que “ainda não foi detectada qualquer irregularidade na linha de produção das bolsas, estando no entanto ainda a decorrer um processo de averiguações e de rastreio microbiológico que envolvem os técnicos dos Serviços Farmacêuticos, os meios utilizados na produção e a qualidade do ambiente onde são produzidas as bolsas”.

No entanto, a produção de bolsas para alimentação parentérica foi suspensa e o HSJ implementou um plano de contigência para o fornecimento do alimento, através da colaboração de outros hospitais do norte do país.

Das oito crianças infectadas com a bactéria uma faleceu, mas, segundo o HSJ, foram identificadas outras bactérias no organismo da criança que podem ter contribuído para esse desfecho.

No comunicado, o HSJ adianta ainda que das restantes crianças, duas já tiveram alta e só cinco se encontram internadas e a evolução está a ser favorável.

O HSJ contou ainda com a intervenção da Comissão de Controlo de Infecção e do Serviço de Qualidade Operativa, assim como dos Serviços Intervenientes (Serviços Farmacêuticos e Departamento de Pediatria), sob a coordenação da Direcção Clínica.

O JPN tentou falar com alguém da Direcção Clínica do HSJ, mas até às 17h desta quarta-feira ninguém se mostrou disponível.