Hillary Clinton e Barack Obama são os favoritos na disputa pelo lugar de candidato democrata para as eleições presidenciais nos Estados Unidos da América (EUA). No Partido Republicano, o antigo presidente da Câmara de Nova Iorque, Rudy Giuliani, compete na frente com Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts.

Um estudo revelado pela NBC e o “The Wall Street Journal” noticia que Hillary Clinton está 20 pontos acima dos adversários do partido, mas apenas um acima do favorito republicano, Rudy Giuliani.

47% dos eleitores democratas apoiam a senadora de Nova Iorque, contra 25% que colocam o afro-americano Barack Obama, senador do estado de Illinois, no segundo lugar. O mesmo estudo indica que 76% dos americanos acreditam na capacidade e experiência de Clinton no terreno político. 50% dos americanos garantem votar no candidato democrata e 35% no republicano.

Uma outra sondagem do jornal on-line “The Politico” revela que Clinton recebe 83% de opiniões positivas dos afro-americanos, contra 74% de Barack Obama. O facto de Obama não descender de uma família de escravos terá causado algum peso na opinião dos afro-americanos relativamente ao candidato.

Divergências sobre o Iraque

O actual presidente George W. Bush já fez saber que considera Hillary Clinton a candidata mais preparada do Partido Democrata para enfrentar a pressão do lugar presidencial. Ainda assim, Bush afirma acreditar que o candidato republicano, seja quem for, vá vencer as eleições finais.

O candidato democrata Barack Obama manifesta-se contra a postura “não compassível” dos republicanos na guerra do Iraque e afirma a sua intenção em retirar as tropas norte-americanas. Clinton diz que apoia a permanência militar no Iraque, mas apenas para proteger a embaixada norte-americana, treinar a polícia iraquiana e combater o terrorismo.

Do lado de Obama, está a carismática apresentadora e magnata Oprah Winfrey. Já Barbara Streisand fez saber o seu apoio a Clinton. De qualquer das formas, se a vitória for do lado dos democratas, fica marcada uma estreia na cadeira principal da Casa Branca: a primeira mulher ou o primeiro afro-americano.

Agitação entre os republicanos

Uma forte troca de acusações entre Rudy Giuliani e Mitt Romney, no debate do partido republicano promovido pela CNN e a YouTube, levou a que fosse um terceiro candidato, o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee, a ser considerado o vencedor por 44% dos telespectadores.

Romney acusou Giuliani de proteger os imigrantes ilegais quando este foi mayor de Nova Iorque. Na resposta, Giuliani acusou o oponente de ter contratado trabalhadores “ilegais para trabalhar na [sua] mansão”.

Mitt Romney quer reforçar a legislação que combate a imigração ilegal, situação que abala o país dada a elevada percentagem de entradas ilícitas, e é a favor da pena de morte. O seu principal adversário republicano, Rudy Giuliani, foi mayor de Nova Iorque de 1994 a 2001 e conseguiu reduzir a taxa de criminalidade da cidade, bem como os impostos.