A noite de terça-feira terminou sem grandes vencedores, mas o republicano John McCain viu a sua vantagem sobre Mitt Romney e Mike Huckabee ser alargada, ao vencer em estados cruciais como Nova Iorque, tendo tido como grande prémio a Califórnia, onde tinha recebido o apoio do governador Arnold Schwarzenegger.

Do lado democrata, se houve alturas durante as quais se podia pensar que a “Super terça-feira” viria a resolver a competição e, muito provavelmente, privilegiar Hillary Clinton, essas certezas ficaram desfeitas com a divisão de vitórias que a noite gerou.

É possível que o nomeado democrata para as eleições presidenciais de Novembro venha a surgir apenas na convenção de Agosto, que vai dar o aval definitivo ao candidato do partido, e onde os “super-delegados” poderão vir a ter uma última palavra. Tal não acontece desde 1968.

Apesar de Barack Obama ter conseguido 13 dos 22 estados da “Super terça-feira”, Hillary Clinton venceu nos mais significativos, em particular Nova Iorque (estado por onde foi eleita senadora), Nova Jersey e Califórnia, e, consequentemente, alcançou maior número de delegados.

Neste momento, segundo totais da Associated Press, Clinton tem 845 delegados à convenção, com 12 estados ganhos. Obama situa-se nos 765, com 15 estados ganhos.

Os principais votos que se seguem

Virgínia – 12 de Fevereiro
Wisconsin – 19 de Fevereiro
Ohio – 4 de Março
Texas – 4 de Março
Pensilvânia – 22 de Abril
Carolina do Norte – 6 de Maio

Candidato republicano perto de ser escolhido

Naquela que é considerada uma das mais empolgantes corridas às presidenciais norte-americanas de sempre (desde 1928 que uma eleição não se disputa sem um presidente no poder ou vice-presidente a candidatar-se), o lado republicano viu a noite de terça-feira trazer alguns desenvolvimentos.

Em primeiro lugar, a vantagem conseguida por John McCain foi menor do que a esperada, não tendo obtido a vitória definitiva. O veterano do Vietname conta com 613 delegados para a convenção que vai nomear o candidato do partido. O seu oponente directo, Mitt Romney, tem 287 delegados.

Deu-se, também, o ressurgir de Mike Huckabee, que tinha desaparecido do mapa depois de não ter ganho nenhuma votação desde o Iowa. Antigo governador do Arkansas, Huckabee tem uma grande influência junto dos eleitores mais conservadores, especialmente os evangélicos, e pode vir a decidir o processo de nomeação se decidir desistir e apoiar John McCain.