A fábrica de produção automóvel de Palmela prevê, com a produção do novo “Scirocco” e de outros modelos da Volkswagen, criar quatro mil novos empregos até 2010.

A Autoeuropa, neste momento, produz os monovolumes “Sharan”, “Alhambra”, o cabrio “Eos” e quer, com o “Scirocco”, continuar competitiva ao nível da indústria automóvel mundial.

O ministro da Economia, Manuel Pinho, disse, citado pelo “Diário de Notícias”, que o novo modelo da Volkswagen vai reforçar ainda mais os postos de trabalho de Palmela.

Actualmente, a Autoeuropa conta com a ajuda de quatro mil trabalhadores, mas com a criação do “Scirocco” já este ano e com a produção do “Sharan” a fábrica de Palmela espera criar outros quatro mil postos de trabalho.

Os primeiros “Scirocco” vão começar a sair da Autoeuropa na terceira semana de Maio deste ano. O modelo vai ser comercializado no ínicio do segundo semestre deste ano, mas a SIVA, a distribuidora oficial do modelo em Portugal, ainda não sabe o preço de venda ao público do novo desportivo de luxo.

A Autoeuropa estima produzir este ano 20 mil modelos “Scirocco”, mas o valor deverá subir até aos 40 mil já no próximo ano.

O novo desportivo destina-se à exportação e tem como principal destino a Alemanha, o mercado nacional será apenas residual como já acontece com os outros modelos produzidos em Palmela.

A 11 de Janeiro deste ano, a Autoeuropa foi seleccionada para produzir o novo Volksweagen, que vai substituir o monovolume lançado em 1995. O novo modelo faz parte de um plano de investimento de 541 milhões de euros.