A Junta de Freguesia de Lordelo do Ouro transmite, às 21h00 de hoje, terça-feira, a assembleia de freguesia, em que o relatório de contas deverá ser aprovado. A iniciativa, a nível de freguesias, é inédita em Portugal.

Miguel Ferreira, vice-presidente da junta, conta ao JPN que a ideia já “surgiu a algum tempo”, caminhando, de braços dados, com outros projectos tecnológicos da junta. “Remodelámos e informatizámos toda a parte de secretaria em termos de programas de apoio informático, além de termos também remodelado o site, que actualizamos periódica e regularmente”, diz.

A aposta tecnológica de Lordelo do Ouro tem como objectivo, segundo Miguel Ferreira, “aproximar a junta de freguesia de toda a população”, permitindo que “as pessoas em casa possam assistir ao que se passa na sua freguesia”.

“Ainda existem algumas dificuldades em termos de transmissão”, lamenta o vice-presidente, ciente que podem existir “alguns problemas durante a transmissão”, até porque se trata de “um período grande”, já que “a assembleia começa às 21h00 e acaba pelas 23h00”.

A iniciativa é para repetir. “Se tudo correr como previsto poderemos avançar com transmissões em directo de próximas assembleias e outros eventos futuros”, adianta Miguel Ferreira ao JPN. Esta terça-feira, a transmissão da assembleia de freguesia é aberta, mas a próxima poderá carecer de registo prévio. Há também planos para transmissão em alta-definição.

“Um bom teste”

A componente tecnológica está a cargo da empresa portuguesa Imaginew, com a qual a Junta de Freguesia de Lordelo do Ouro tem, segundo o vice-presidente, “uma avença para a gestão informática”.

O JPN falou com Rui Pedro Oliveira, director da Imaginew, empresa ligada às tecnologias de informação há nove anos, que se mostrou entusiasmado com a iniciativa. “Parece-me uma forma inteligente de fomentar o interesse na vida política”, diz Rui Pedro Oliveira.

A Imaginew tem um historial longo de colaborações políticas. Há oito anos montou um chat online para a primeira candidatura de Rui Rio à Câmara do Porto, para que o, hoje, presidente da autarquia pudesse conversar com os portuenses. “Apostamos mais no audiovisual agora”, avança o director da empresa.

Em termos logísticos houve alguns problemas na preparação do live streaming. “O auditório da junta não tinha ligação de Internet por cabo, portanto avançámos para o wireless, mas, de cada vez que passava um carro na rua, a ligação caía”, recorda, ao JPN, Rui Pedro Oliveira. “A solução foi uma ligação 3G”, conclui.

Para o director da Imaginew, a transmissão de hoje não é só um mero projecto político, mas também um teste para a empresa neste tipo de comunicação. “O fluxo de pessoas não será tão grande porque estamos a falar de uma junta de freguesia”, tornando-se num “bom teste” para depois ganhar “capacidade de emitir qualquer coisa”.