Rosa Bella Ferreira é manequim, actriz e apresentadora de televisão. Participou em diversas séries televisivas, como “Major Alvega”, “A Minha Sogra É Uma Bruxa”, “Super Pai” ou “Inspector Max”, tendo também apresentado programas como “Natal dos Hospitais”.

Com diversas participações em anúncios publicitários e depois de mais de 150 emissões de “N-Insónias”, o programa em directo que manteve na extinta “NTV”, Rosa Bella Ferreira apresenta actualmente o programa “Sozinha na Cidade”, do Porto Canal. A essa carreira na televisão alia as actividades como professora da Escola de Modelos & Shows de Moda Attitude, local onde são leccionados cursos de passerelle, etiqueta, boas maneiras e expressão dramática.

Sonhadora e extrovertida, Rosa Bella Ferreira regressou de França, onde vivia com os pais e irmãs, com 16 anos de idade. Uma “idade complicada” para mudanças, mas que encarou naturalmente, pois “o ser humano é um ser que se adapta rapidamente”. “Apesar das dificuldades nunca desisti dos meus sonhos”, explica, desenvolvendo desde muito cedo o gosto pelas áreas onde, mais tarde, tentaria a sua sorte. “Eu era muito interessada em tudo o que estivesse ligado à cultura, ao desporto…tudo o que fosse fora da escola, actividades extracurriculares”, explica.

Preocupada com a forma como comunica com os outros devido às suas escolhas de carreira, reconhece, no entanto, que a “liberdade é condicionada” no mundo da representação, uma vez que não se estabelece uma interacção imediata com o receptor. “Eu tenho de construir uma personagem e tentar comunicar aos outros de forma criativa, arrojada e eficaz a mensagem que o autor prescreve, usando de arte e engenho para ser o mais fiel e autêntica”, descreve. “A mensagem é basicamente de entretenimento.”

“Sozinha na Cidade”

Actual cara do programa “Sozinha na Cidade”, Rosa Bella recebe convidados especiais e atende chamadas de espectadores que sentem necessidade de partilhar opiniões e angústias.

“Basicamente, o programa consiste em introduzir, em cada emissão, uma temática e convidar os telespectadores a participarem por telefone, comentando o tema, dando testemunhos pessoais, contando histórias das suas vidas”, explica Rosa Bella Ferreira.

Num programa que convida à comunicação emocional, a “expressão facial” e a “postura” da apresentadora tornam-se muitas vezes “auxiliares importantes” na conversa com os espectadores, determinando a forma como a “comunicação flui, evolui e encerra”, conclui.