O espanhol Fernando Alonso estreou-se na Campeonato Mundial ao volante da Ferrari e venceu o Grande Prémio do Bahrein. A corrida foi liderada pelo alemão Sebastian Vettel nas primeiras 34 das 49 voltas, mas um problema no motor do seu Red Bull Renault atirou-o para fora do pódio, ficando-se pelo 4.º lugar.

Resultados GP do Bahrein

O resultado da corrida possibilita à Ferrari começar o Mundial de Fórmula 1 no topo da tabela, com 43 pontos, seguindo-se a Mercedes McLaren com 21, a Mercedes GP com 18 e a Red Bull Renault com 16. Fernando Alonso está no primeiro lugar do Campeonato na categoria de pilotos, com 25 pontos. Massa é segundo com 18, seguindo-se Hamilton com 15, Vettel com 12, Rosberg com 10 e Schumacher com 8.

Em conferência de imprensa, o vencedor da corrida dedicou o triunfo à Ferrari e ao seu país. “Dedico a vitória a toda a equipa, porque tem trabalhado até à exaustão. Também a dedico a Espanha, que espero que tenha gostado”, disse Alonso, segundo o jornal El Mundo.

Contudo, o piloto reconheceu que sem o problema de Vettel “ganhar teria sido muito difícil”. Já o alemão admitiu ter sido “um momento duro” aquele em que os motores do seu carro começaram a perder potência.

Em relação à estreia no Campeonato Mundial com a Ferrari, o vencedor da corrida confessou estar muito satisfeito com a construtora automóvel. “É um dia muito especial porque volto à primeira posição do pódio. Não há melhor maneira de começar a relação com a Ferrari. Estou na melhor equipa do mundo e estamos muito contentes”, afirmou Alonso.

O brasileiro Filipe Massa, companheiro de equipa de Alonso, ficou em 2.º, o que coloca a Ferrari destacada na frente dos campeonatos de pilotos e construtores. (ver caixa)

Atrás de Massa, o britânico Lewis Hamilton, que conduzia um McLaren Mercedes, foi o 3.º, logo à frente do alemão Sebastian Vettel.

Em 5.º e 6.º ficaram os alemães Nico Rosberg e Michael Schumacher, respectivamente, ambos ao volante da Mercedes, enquanto que o Campeão do Mundo em título, o inglês Jenson Button da McLaren Mercedes, ficou-se pela 8.ª posição.