Em Portimão, os leões foram os primeiros a marcar, mas o 11 de Litos, há muito abaixo da linha de água, reagiu e empatou. Valeu, então, a boa performance atacante dos médios da equipa, com Maniche e André Santos a decidirem o jogo ainda na 1.ª parte. O 1-3 permitiu assim ao Sporting chegar a um já incomum 3º lugar, logo atrás dos históricos rivais.

Na sexta-feira feira, o Benfica começou a jornada da melhor maneira, ao bater a Olhanense na Luz, por 2-0. No regresso a uma casa onde nunca foi feliz, o guarda-redes Moretto, agora titular na equipa algarvia, cometeu um erro tremendo, e permitiu o golo inaugural a Oscar Cardozo. Tal como em Aveiro, foi Javier Saviola a fechar a contagem, em nova noite de acerto da dupla atacante encarnada.

Três dias depois, no Dragão, o Porto conseguiu manter os oito pontos de vantagem para o 2º, num jogo marcado pela arbitragem desastrosa de Elmano Santos (1-0). O golo de Hulk resultou de um penalty não existente sobre Falcão, mas, curiosamente, o próprio Vitória teve possibilidade de empatar noutro penalty discutível, desperdiçado de forma dramática em cima do minuto 90, e à segunda tentativa, depois do árbitro ter anulado a primeira de forma confusa.

A Europa e os outros

O destaque da jornada vai para Leiria e Nacional. Os leirienses confirmaram a excelente forma (3.ª vitória seguida) e agudizaram a instabilidade do Braga, ao derrotarem a equipa de Domingos por 3-1, numa grande exibição do ponta-de-lança Carlão.

No Funchal, o Nacional ultrapassou a Naval na terça-feira (2-1), depois de umas mirabolantes 49 horas desde o início do jogo, no domingo. Devido ao mau tempo na ilha da Madeira, a partida, que ainda se jogou na segunda-feira, foi sucessivamente adiada, mas acabou com a vitória da equipa da casa, depois de estar perder, e com a subida dos alvi-negros ao 6.º lugar. Na luta europeia, o Guimarães segue no 4,º lugar, mas voltou a escorregar, ao ceder um empate perante o Paços de Ferreira, no Afonso Henriques (1-1), o que lhe valeu a saída do pódio.

Na corrida pela manutenção, abaixo do 8.º lugar, só ganhou o Marítimo, e com um resultado tão expressivo como inesperado, em Coimbra (1-5). O jogo foi adiado para esta quarta-feira, também devido às más condições climáticas, e os insulares inventaram uma goleada, naquela que foi a sua primeira vitória fora de casa este ano, e o sétimo jogo seguido sem perder. Salienta-se, por fim, o empate entre Rio Ave e Beira-Mar (1-1), em Vila do Conde, com a equipa da casa, que vinha de uma série muito boa, a não conseguir descolar da zona mais instável da tabela.