A Sessão Solene do Centenário da Universidade do Porto (UP) contou com a presença de várias personalidades relevantes da sociedade portuguesa e da vida académica portuense. Foi ao som do Quinteto de Metais de Gaia que o Cortejo Académico entrou no Salão Nobre do edifício da Reitoria, onde à espera já estava uma sala cheia de convidados trajados a rigor.

Na cerimónia ouviram-se os discursos do Reitor da Universidade do Porto, Marques dos Santos, do representante de estudantes da UP, Luís Rebelo e do ensaísta Eduardo Lourenço. A celebração contou também com as palavras dirigidas à comunidade académica do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, e do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Ao reitor Marques dos Santos coube a missão de inaugurar as hostes e receber os convidados presentes. No seu discurso, o reitor salientou a importância da celebração do centenário e afirmou que, para além de “servir para catapultar a UP para os níveis do progresso internacional”, esta data é também importante para “reflectir, debater e preparar o futuro da Universidade”, bem como para “fomentar a coesão interna”.

A “diversidade de oferta, a exigência e o estimulo ao mérito” foram as principais marcas da UP relevadas no discurso de Cavaco Silva. O presidente da República classificou ainda a instituição portuense “como um verdadeiro centro de transmissão de saberes” e agradeceu a forma como a UP tem servido o país.

Mariano Gago congratulou a Universidade pelo mérito da posição alcançada. Atento aos problemas dos jovens licenciados, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior afirmou ainda que “numa grande universidade como a UP é preciso apostar na diversificação das formações e na relação estreita com o mundo do emprego”.

Depois de ouvir de Marques dos Santos que é “necessário rever o sistema do ensino superior público”, Mariano Gago acrescentou, em jeito de resposta ao reitor, que a “reestruturação da rede do ensino universitário deve começar dentro das próprias instituições”.

A representar os estudantes da UP esteve Luís Rebelo, que salientou o contributo da Universidade do Porto no desenvolvimento regional e nacional. Para o estudante “só faz sentido a Universidade do Porto comparar-se com as melhores universidades a nível mundial”, acrescentado que “a única meta da UP tem de continuar a ser a excelência”.

No discurso sobre “Portugal e os seus Desafios”, Eduardo Lourenço começou por citar Teixeira de Pascoaes: “quem somos, onde estamos, o futuro é a aurora do passado”. Um discurso em que falou sobre a história e no qual classificou a crise como sendo a “crise da nossa ficção suprema”.

Universidade reconhece o trabalho de alunos e professores.

A Sessão Solene do Centenário teve ainda direito à atribuição de algumas menções honrosas. A entrega do “Prémio Incentivo” premiou alguns dos melhores alunos das várias faculdades da instituição.

O “Prémio Excelência E-Learning” foi atribuído a Pablo Payo Puente, professor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, pelo trabalho desenvolvido na unidade curricular “Patologia Clínica de Animais de Companhia”. Na cerimónia deu-se ainda a aclamação de novos Professores Eméritos.

No final das comemorações, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, conferiu à Universidade do Porto o grau de Membro Honorário da Ordem Militar de Santiago da Espada.