As comemorações do primeiro centenário da Implantação da República serviram de mote para a realização da exposição “Teixeira Gomes, Os Anos do Porto”, que homenageia Manuel Teixeira Gomes, o sétimo presidente da 1.ª República.

Como marca da exposição, patente no Museu Soares dos Reis, vai ficar a edição de quatro números do jornal “Nova Folha”, que serão publicados mensalmente. O jornal “Nova Folha” constitui uma memória da “Folha Nova”, o jornal diário publicado pela primeira vez no Porto a 23 de Maio de 1881. Dirigido por Emídio de Oliveira e com colaboradores como Sampaio Bruno e João Arroio, é neste jornal que Manuel Teixeira Gomes inicia a colaboração, permanecendo na Invicta durante cerca de três anos.

Vera Ribeiro, do Museu Nacional Soares dos Reis, conta que Manuel Teixeira Gomes “esteve três vezes no Porto, a primeira das quais de 1881 a 1884”. O retrato de Teixeira Gomes, feito pelo pintor Marques de Oliveira, “data desse tempo”, conta.

A “Nova Folha” evoca a prosa irreverente de Teixeira Gomes e a criação do Centro Artístico Portuense pelo escultor Soares dos Reis. Recorda os protagonistas de movimentos cívicos e culturais e o Porto de outrora.

Os quatro números da “Nova Folha Teixeira Gomes – Os anos do Porto” foram lançados esta quinta-feira, 14 de Abril, no Museu Nacional Soares dos Reis. A exposição, organizada em parceria com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e que conta com a colaboração do Museu de Portimão, prolonga-se até 17 de Abril.