“O crescimento económico, o reforço da confiança e o apoio social” são os três eixos do programa eleitoral do Partido Social Democrata (PSD). Quem o garante é Aguiar Branco, candidato nas eleições legislativas pelo círculo do Porto, que vê no “desemprego” o “problema principal do país”. Para enfrentar tal flagelo, salienta, é necessário apoiar o “Estado social”, que “o PS confunde com o Estado Socialista”.

Na região Norte, a taxa de desemprego está acima da taxa nacional. Para combater a situação, é necessário “apoiar as pequenas e médias empresas e a capacidade exportadora”. “Não há milagres. O que se passa é que as governações socialistas sempre fustigaram o Norte e, por isso, estamos na situação em que estamos”, expõe.

Sem adiantar uma previsão para o dia 5 de Junho, Aguiar Branco diz esperar “uma surpresa”. “Estou convencido que a maioria do PSD será bastante confortável”, diz, até porque acredita que os portugueses vão penalizar “uma governação que os tratou mal durante seis anos”.

“Portugal não pode correr o risco de continuar com José Sócrates no Governo”, salienta, tendo em conta que a crise “não caiu do céu por fatalidade do destino”.

Quanto à redução da Taxa Social Única (TSU), uma medida proposta pelo PSD, Aguiar Branco explica que já constava no memorando de entendimento com a troika que o Governo assinou. O deputado do PSD entende que esta é “uma medida importante para fazer o relançamento da economia”.