Após a estreia em 2011, o Festival NAA – Novas Artes Associadas volta a ser realizado em 2012, em Barcelos, pela produtora local Honeysound.

Ao contrário da edição anterior, marcada pelos concertos e curtas-metragens dos vizinhos galegos, João Coutada, da Honeysound, adverte que “este festival não será orientado exclusivamente para concertos”. “Estamos a tentar promover workshops e seminários, conferências, projeções de filmes e exposições, indo ao encontro da comunidade e atuando como agentes de ligação entre quem produz e quem procura aprender ou desenvolver algo.”

Barcelos, que desde 2010 acolhe o Milhões de Festa, recebe o festival ainda sem data definida mas, para os interessados, João Coutada explica: “foi lançado um espaço de candidatura, via Internet, aberto a todos os que quiserem participar. Não é preciso estar ligado às artes profissionalmente, basta apenas apresentar uma boa ideia”. O prazo limite para candidaturas é 31 de outubro.

A adesão tem deixado a produtora bastante satisfeita pela quantidade de propostas já recebidas, “não só de Portugal, mas de outros países, desde o Japão, a Grécia, a Itália, a Holanda, os Estados Unidos ou a Turquia”. “Têm surgido propostas que nos andam a fazer sonhar, tamanha é a qualidade. Infelizmente, muitas delas não são concretizáveis, porque é um festival ainda muito pequeno e sem estrutura para dar resposta a alguns desafios que nos aparecem. E é mesmo por isso que recomendamos, a quem quiser enviar uma proposta, que junte a esta uma lista de necessidades logísticas e os custos envolvidos”, refere João.

O Festival NAA é uma iniciativa da EsferaNegra, em parceria com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos e com produção da Honeysound.

Notícia actualizada às 22h37 de 4 de Outubro de 2011.