De volta, na próxima quinta-feira, à Alfândega do Porto, o Portugal Fashion prepara-se para revelar as mais recentes criações dos principais designers de moda portugueses. À mistura com jovens criadores que apresentam, pela primeira vez, as suas coleções, esta edição primavera/verão 2012 conta com mais de 20 desfiles, distribuídos por quatro dias.

O evento consegue reunir ao longo de quatro dias novos talentos e experiência. Nomes habituais como Katy Xiomara, Ana Salazar ou Miguel Vieira não poderiam faltar, mas este ano o grande destaque vais mesmo para aqueles que mais têm brilhado fora de portas: Fátima Lopes, Luís Buchinho e Felipe Oliveira Baptista, que marcaram novamente presença no início do mês na semana da moda de Paris. Já a dupla Storytailors, que se prepara para representar Portugal na 1.ª edição da World Fashion Week, em Nova Iorque, também marca presença.

No caso do criador açoriano, Felipe Oliveira Baptista, o burburinho aumenta depois deste se ter estreado também como diretor criativo na conceituada Lacoste. O desfile de estreia aconteceu no mês passado, durante a New York Fashion Week, e deixou a crítica nacional rendida ao talento e visão do português, que promete revolucionar o crocodilo mais famoso do mundo.

Historial do evento

O Portugal Fashion orgulha-se, atualmente, de ser um dos grandes acontecimentos da moda nacional. Foi em 1995 que deu os primeiros passos, com o objetivo de fomentar a cultura da moda nacional, até então praticamente inexistente, e promovê-la dentro e fora do país. Desde então, o objetivo parece ter sido conseguido, a julgar pelo aumento de iniciativas relacionadas com as tendências.

Foi no ano de 2000 que o evento decidiu renovar-se, passando a adotar o modelo usado nos grandes circuitos internacionais, desdobrando-se em duas edições por ano: uma para apresentar as colecções de outono/inverno e outra para as tendências de primavera/verão. São dois fins de semana prolongados dedicados ao design, à imagem e à cultura, que se tornaram momentos incontornáveis no calendário nacional.

Portugal Fashion Internacional

Para além do sucesso atingido a nível nacional, a organização é, ainda, responsável pela promoção de vários nomes portugueses nas principais passerelles do mundo, sob a alçada do projeto Portugal Fashion Internacional. A primeira experiência aconteceu em 1999, em São Paulo, no Morumbi Fashion, o mais relevante evento de moda sul-americano. Desde então, com o apoio desta iniciativa, designers e modelos portugueses tiveram a oportunidade de desfilar nas míticas semanas da moda de Nova Iorque, Madrid, Barcelona, Istambul e, especialmente, Paris, onde Portugal tem marcado uma presença ininterrupta desde a estreia em 2000, quer com desfiles de pronto-a-vestir, quer com coleções de alta-costura.

Espaço Bloom

A organização do Portugal Fashion está em constante inovação e vive em busca de novos projetos e formas de promover a moda nacional. No ano passado, foi dado mais um passo nessa missão, que muito orgulho traz aos responsáveis. Foi em outubro de 2010, no seu 15.º aniversário, que o Portugal Fashion criou o Espaço Bloom, uma iniciativa que pretende promover os novos talentos nacionais. É graças a este projeto que as atuais edições dedicam parte da sua programação às coleções de jovens promessas do design nacional e às escolas de moda. É uma oportunidade única para estes exibirem o seu trabalho ao público, lado a lado com os nomes mais consagrados do panorama português.