O Red Bull Music Academy Porto Hub 2012 conseguiu mudar o Mercado do Bolhão durante uma semana. Prova disso é que, ao entrar, já não se ouvem os pregões característicos das vendedoras do mercado. O que ecoa nas colunas espalhadas pelo edifício é, agora, a música eletrónica.

A rádio da Red Bull Music Academy transmite para todo o mundo, através de webcast. Em Portugal, a rádio está representada num programa semanal da Antena 3, o Ginga Beat. No entanto, a rádio encontra-se, durante estes dias, disponível na frequência FM 102.1 e vai invadindo partes da emissão da Antena 3. A rádio, instalada no Bolhão, aposta na presença de vários convidados e na promoção de artistas nacionais, selecionados após uma fase de candidaturas, e pode ser ouvida das 14h00 às 24h00.

Segundo fonte da organização, a rádio enquadra-se no espírito da Red Bull Music Academy, que é principalmente de “troca de experiência e ideias”. A ideia de integrar as atividades da Red Bull em locais icónicos da cidade surgiu de forma a “chegar não só às pessoas ligadas à música, mas à sociedade civil em geral”. A escolha do Mercado do Bolhão prende-se com o facto de ser “um dos sítios onde se sente mais o espírito de rua e de vivência, tão tradicionais da cidade do Porto”, diz.

A rádio da Red Bull Music Academy Porto Hub 2012 apresenta algumas mudanças em relação à edição do ano passado. “Vamos ter vários convidados da cidade do Porto, desde pessoas que trabalham no Mercado do Bolhão até produtores e programadores de rádio que vivem o quotidiano cultural da cidade”, diz a organização.

Após dia e meio de emissão, o balanço já é positivo

Apesar de, até agora, só contarem com algumas horas de emissão, a organização revela que o balanço é “excecional”. “Conseguimos captar a atenção de todas as pessoas envolvidas, desde quem trabalha no Bolhão a quem passa aqui todas as manhãs para fazer as suas compras”, garante, acrescentando que, mesmo que “os estilos musicais nem sempre agradem a estas pessoas, as reações têm sido muito agradáveis e sempre positivas”.

Quem trabalha no mercado mais histórico do Porto também aplaude a iniciativa. Isabel Silva, florista no Mercado do Bolhão há largos anos, elogia a ideia. “Aqui no Bolhão queremos sempre destas coisas, porque chamam os jovens e fazem com que eles vejam a necessidade de fazer obras nas instalações”, diz. Manuela Torres, peixeira, diz que “é sempre bom ter o mercado com mais gente, especialmente malta nova.”

O Red Bull Music Academy realiza-se todos os anos em várias cidades do mundo, e chega pela segunda vez ao Porto. Este ano a Red Bull oferece animação em vários pontos históricos e centrais da cidade e estende-se, ainda, à cidade de Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012.