De acordo com o ranking ibero-americano SIR 2012, a Universidade do Porto (UP) está prestes a conseguir entrar no grupo restrito das 10 melhores instituições de ensino superior ao nível de investigação da América Latina, Caraíbas e Península Ibérica.

Jorge Gonçalves, vice-reitor da Universidade do Porto, afirma que a notícia “foi bem recebida” pela comunidade científica da UP, mas que este resultado é, sobretudo, sinal de que os esforço que estão a ser desenvolvidos “estão a dar bons resultados”, atendendo “às dificuldades conjunturais que existem”.

“O que eu acho que animaria mais os grupos de investigação que tanto esforço têm feito para manterem a Universidade do Porto nesta posição, era ter um horizonte mais desanuviado nas perspetivas de financiamento e ver reduzidas as suas preocupações quanto ao futuro dos investigadores. Para esta posição ter significado para o país, ela tem de ser sustentada, o que significa que o país deve olhar para a investigação científica como uma prioridade, como um dos pilares do seu desenvolvimento”, defende o vice-reitor.

Os resultados e conclusões do ranking foram publicadas pelo Grupo SCImago, que avaliou e analisou o desempenho no domínio da produção científica de todas as instituiões do espaço ibero-americano, atendendo ao número, visibilidade, rácio de colaboração internacional e impacto das respetivas publicações.

A UP conseguiu, desta forma, melhorar a sua classificação no ranking face ao ano anterior, registando uma subida do 14.º para o 11.º lugar, entre 1401 instituições classificadas.

Ao que os resultados indicam, caso as percentagens de crescimento da atividade científica da UP aumentarem, existe uma forte probabilidade de, no próximo ano, a instituição conseguir atingir a 9.ª posição. Jorge Gonçalves considera esta possibilidade “um desafio muito grande” que, se se verificar, deixará a comunidade científica da UP “muito satisfeita”, revelando que é “capaz de trabalhar de uma forma mais eficiente”.

A Espanha e o Brasil lideram os dez primeiros lugares do top ibero-Americano. As três primeiras posições são ocupadas, respetivamente, pela Universidade de São Paulo, pela Universidade Nacional Autónoma do México e pela Universidade Estadual de Campinas (Brasil).

A Universidade do Porto é, assim, a melhor instituição de ensino superior portuguesa ao nível da investigação, seguida da Universidade Técnica de Lisboa, classificada em 15.ª posição. Ao mesmo tempo, a UP detém o quarto melhor desempenho num universo de 43 países avaliados.