Durante a visita a Pequim, Nuno Crato vai reunir-se com Wan Gang para discutir e estabelecer protocolos de colaboração entre Portugal e a China. Inovação e progresso são alguns dos tópicos da discussão.

Os trabalhos tiveram início esta segunda-feira e, do programa, faz parte a criação de um Centro de Inovação no ramo dos materiais avançados, substâncias que resultam da transformação das propriedades através de processos inovadores.

A iniciativa vem na sequência do acordo assinado entre os dois países no verão de 2012. Em declarações à Lusa, José Tadeu Soares, embaixador de Portugal na China, afirmou que “esta visita é o claro exemplo de que passámos da linguagem dos tratados para a aplicação prática”.

Na comitiva do ministro português, foram 14 representantes de instituições de Ensino Superior. Esta é a maior ação do género realizada entre os dois países e entre as instituições com representação incluem-se o Instituto Superior Técnico (IST), a Universidade Nova de Lisboa (UNL), o Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve, o Instituto de Engenharia Biomédica (INEB) e o Laboratório Ibérico de Nanotecnologia (INL).

A visita dura até 2 de março e, ao longo da estadia, Nuno Crato visitará também a cidade de Hangzhou.