O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, manifestou vontade de trazer Bollywood para Portugal. O objetivo, diz, é promover o país: “Só podemos ter produção de cinema em Portugal se tivermos, para lá do cinema produzido em Portugal, cinema de outros países [também] produzido em Portugal”, sustentou, em declarações à Lusa.

Barreto Xavier reforçou a ideia de que é necessário “criar plataformas de trabalho para que, hoje em dia, a produção cinematográfica indiana – a maior do mundo – também nos possa beneficiar”. Segundo o próprio, Portugal já tem até agendado “trabalho de produtores cinematográficos indianos em Portugal, com filmes que vão ser desenvolvidos na região do Douro e no Alentejo”.

Para além de ser uma oportunidade turística para o nosso país, como já tinha sido referido no final do ano passado pela então secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, a introdução do cinema de Bollywood em Portugal é também uma forma de cativar investimento estrangeiro.

Bollywood é a maior indústria cinematográfica do mundo e produz anualmente mais de 750 filmes, sendo que 80 são rodados no estrangeiro. Talvez seja esta a oportunidade de Portugal.