Foi durante a tarde de segunda-feira que Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, apresentou, na Culturgest, dois livros sobre a Avenida dos Aliados e a Baixa do Porto.

“Avenida dos Aliados e Baixa do Porto: Usos e Movimentos” e “Avenida dos Aliados e Baixa do Porto: Memória, Realidade e Permanência” foram livros desenvolvidos pela Universidade do Porto e resultado de uma ação integrada na componente de publicidade da operação “1ª Avenida”.

Para o presidente da Câmara, estas são duas obras “magníficas” que têm uma particularidade fundamental “na projeção desta cidade e destes espaços”.

Durante a apresentação, Rui Moreira afirmou mais uma vez a importância do centro da cidade, o qual diz ser uma zona de “oportunidade para o Porto”. No entanto, mostrou que este é já um “terreno fértil” e que, portanto, está “mais preocupado com outras zonas que possam entrar em pousio”.

Rui Moreira garante que a reabilitação urbana é uma das suas principais preocupações e que, embora seja necessária a intervenção financeira do Estado, a Câmara está “a trabalhar nesse sentido”. O presidente alertou também que este é um trabalho que “deve ser feito com tempo”.

Com o acompanhamento e coordenação editorial da Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), os livros estão disponíveis, em formato Ebook, em dois idiomas: português e inglês.

O projeto teve ainda a ajuda da Caixa Geral de Depósitos, que deu apoio na impressão das obras.