Universidades portuguesas e espanholas preveem desenvolver, já a partir do próximo ano letivo, um programa de intercâmbio que tem em vista a partilha de estudantes com outras instituições – uma espécie de Erasmus além-fronteiras.

As universidades do Porto (UP), do Minho (UM) e de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) aliam-se às universidades de Vigo (UVigo), da Corunha (UCD) e de Santiago de Compostela (USC), com o objetivo de fomentar a cooperação entre os estabelecimentos de ensino, tanto em termos financeiros como na partilha de recursos.

Este projeto de cooperação ibérica permitirá, também, às instituições, candidatarem-se a projetos europeus financiados pelo programa Horizonte 2020, que dispõe de mais de 77 mil milhões de euros para investir em investigação e inovação.

Fusão nas universidades do Norte

As universidades do Porto, Minho e Beira Interior assinam, esta quinta-feira, um memorando de entendimento que visa uma candidatura conjunta a financiamento europeu do programa Horizonte 2020. A possibilidade de junção entre as três universidades está, para já, afastada, como garantiu uma fonte oficial da UP ao Diário de Notícias. O cenário de fusão, já concretizado pelas universidades Clássica e Técnica de Lisboa, é visto “a longo prazo” na região Norte, já que “ainda é muito cedo” para avançar.

No entanto, o intercâmbio não pretende esgotar-se, apenas, na partilha de estudantes das universidades portuguesas ou espanholas, como esclareceu, esta quinta-feira, o reitor da UTAD, Fontainhas Fernandes, ao Diário de Notícias, mas também quer atrair estudantes estrangeiros, de países onde se fale português e castelhano.

As universidades promotoras têm até o propósito de estabelecer relações de cooperação com instituições da América Latina, de forma a atrair alunos destes países. “Só assim conseguiremos que a Península Ibérica deixe de ser o elo mais fraco da Europa nestas áreas”, refere Fontainhas Fernandes.

O “Programa de Mobilidade Euro Regional” conta já com propostas para cursos e investigação em conjunto, apesar de este cenário de oferta conjunta de cursos não ser inédito no panorama académico europeu.

Depois da assinatura de um protocolo, na última terça-feira, entre o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e o congénere espanhol (CRUE), o projeto tem luz verde para avançar, tendo apresentação marcada para esta sexta-feira, em Vigo, como o primeiro programa de mobilidade transfronteiriça a ser realizado.