A Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS) está a promover uma recolha de alimentos e brinquedos até sexta-feira, 30 de maio, destinada a “toda a gente que queira contribuir”, na Cantina do Complexo ICBAS-FFUP e na secretaria da própria associação.

Os alimentos destinam-se à Cáritas do Porto e os brinquedos serão levados para o Serviço de Pediatria do Hospital de Santo António. O presidente da associação de estudantes responsável pela iniciativa, Pedro Ribeirinho Soares, diz ao JPN que se decidiu criar esta recolha para que “se pudesse dar um pequeno contributo àqueles que mais precisam”.

“Tivemos em conta as necessidades de brinquedos do serviço de pediatria do Hospital de Santo António, ainda para mais com a mudança para o Centro Materno Infantil do Norte. Queremos recolher principalmente brinquedos, livros, entre outros produtos infantis”, refere.

Relativamente aos alimentos recolhidos pela AEICBAS, Pedro Ribeirinho Soares diz preferir “alimentos com um prazo de validade alargado”, uma vez que as instituições têm a “necessidade de fazer gestão de stock“. No entanto, qualquer alimento que as pessoas possam dar é “ótimo”.

Sobre a necessidade de se fazerem mais recolhas do género e de se apostar mais nas iniciativas solidárias, o presidente da associação confirma que a AEICBAS tem feito um “conjunto de iniciativas de cariz solidário interessante”, até porque todos “sentem na pele as dificuldades atuais”.

“Ao longo dos últimos tempos foram feitas várias atividades, como o caso do café-concerto solidário, em que arrecadámos perto de 500 euros para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, ou a corrida solidária, em que o dinheiro das inscrições reverteu para instituições de caridade”, especifica.

O mandato de Pedro Ribeirinho Soares finaliza-se em junho, mas o presidente garante que “este tipo de iniciativas são para continuar durante todos os mandatos futuros”.