De acordo com o Engadget, a nova ferramenta do Skype – o “Skype Translator” – vai ficar disponível em computadores e equipamentos móveis até ao final do ano. A tecnologia vai permitir aos utilizadores do Skype manterem uma conversa, em tempo real, com várias pessoas de diferentes idiomas.

O “Skype Translator”, tal como o nome indica, vai utilizar um método de tradução por legendagem: o sujeito A diz a frase, o computador analisa e apresenta a tradução em legendas para o sujeito B. A tradução é feita em tempo real, mas a legenda não aparece em tempo real, já que os interlocutores precisam de terminar a frase para que o computador comece a análise e a frase faça sentido.

A nova ferramenta foi apresentada pelo diretor executivo da Microsoft, Satya Nadella, durante a Code Conference, da publicação online Re/Code. Pretende-se que a funcionalidade integre todos os idiomas, mas ainda não se sabe as línguas que serão suportadas na fase inicial.

No vídeo em baixo, a Microsoft mostra uma versão do “Skype Translator”, que faz a tradução via texto e também por voz sintetizada.