O Teatro Helena Sá e Costa recebe, entre 2 e 6 de julho, o espetáculo “Esta Noite Improvisa-se”, a segunda e última produção dos finalistas da licenciatura em Teatro da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE), responsáveis pela total construção da peça: da representação à luz, à cenografia e aos figurinos.

“Esta Noite Improvisa-se” relata a história de um encenador que, fascinado com as surpresas reservadas pela improvisação, pede aos atores da sua peça que vivam na íntegra os seus papéis. Sendo assim, não existe um limiar certo entre a vida real e o papel interpretado pelos atores. O maior desafio centra-se na dificuldade de fazer os atores renunciar a si mesmos e entrar na pele das personagens.

Nuno Carinhas, encenador do espetáculo, afirmou ao JPN que “o desafio é a imaginação. O próprio cartaz da peça não diz quase nada”. O encenador explicou que ainda “a peça vai percorrendo géneros. Tem comédia, tem drama, tem excertos de ópera, passa-se na sala, passa-se no palco, passa-se no foyer e até noutros locais”.

A peça encenada por Nuno Carinhas está integrada no ciclo “Escolas de Teatro”, do Teatro Nacional São João. O espetáculo vai estar em cena entre os dias 2 e 6 de julho, no Teatro Helena Sá e Costa. As sessões começam às 21h30, excepto no dia 6, em que o espectáculo começa às 16h.