A Ébola está, cada vez mais, nas bocas do mundo. A epidemia, que tem assolado a Costa Ocidental de África, já chegou à Europa e aos Estados Unidos da América. O estado não é de emergência mas muitas são as questões que se geram no seio das populações.

Para explicar esta epidemia, a doença e esclarecer algumas dúvidas, Luís Sambo, diretor regional para África da Organização Mundial de Saúde (OMS), vai protagonizar uma conferência, esta terça-feira, 7 de outubro, pelas 9h.

Acontece na reitoria da Universidade do Porto e integra-se na sessão de abertura do primeiro Programa Doutoral em Saúde Pública Global realizado em Portugal. Organizado conjuntamente pela Universidade do Porto e a Universidade Nova de Lisboa, este doutoramento internacional pretende melhorar as competências de investigação em saúde pública dos seus estudantes, desenvolver a sua compreensão da política e prática e fazer uma contribuição original ao desenvolvimento do conhecimento.

Para além de Luís Sambo, também Jorge Sampaio, atual presidente da Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios; e Jacqueline Muller-Nordhorn, presidente da Associação Europeia de Escolas de Saúde Pública, irão intervir. O ex-Presidente da República, para falar sobre a sua experiência na liderança do projeto que desde 2013 tem conseguido colocar estudantes sírios a estudar em todo o Mundo e a segundasobre o panorama geral do ensino da Saúde Pública na Europa.

O reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e o reitor da Universidade Nova de Lisboa, António Rendas; assim como o Presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e diretor deste programa doutoral, Henrique Barros; também marcarão presença.