A Federação Académica do Porto (FAP) reavivou o “Juntos na Praia – Campo de Férias Desportivas” (JP-CFD), uma iniciativa que pretende promover atividades desportivas e recreativas fora do Porto, durante as férias da Páscoa.

O projeto já não se realiza há cinco anos e, de acordo com Daniel Freitas, só agora é que surgiu a oportunidade para investir na recuperação do mesmo. “Obviamente que as nossas prioridades são mais políticas e de representação, mas esta era uma das ideias do nosso mandato, recuperar mais uma atividade lúdica por parte da FAP”, esclarece o presidente da FAP ao JPN.

Daniel Freitas admite que houve a necessidade de reformular alguns aspetos no formato do projeto para haver uma maior número de participantes: “Cortou-se ligeiramente o tempo de estadia e reduziram-se os preços das inscrições”, afirma.

O Campo de Férias Desportivas volta com algumas novidades, uma delas relativa ao preço. Nas edições anteriores, o valor da inscrição para os estudantes da Academia do Porto era de 125 euros, subindo para 145 euros para estudantes de outras universidades. Este ano o preço foi reduzido a 75 euros para todos os estudantes do Ensino Superior. O valor da inscrição inclui transporte, alojamento, atividades desportivas e recreativas e entrada livre em festas.

Outras das mudanças é relativa à cidade escolhida para a competição do JP-CFD, alterada em 2016 por motivos estratégicos. O presidente da FAP lembra que as outras edições do Campo de Férias Desportivas eram feitas em Tavira e agora mudaram-se para Portimão com o objetivo de tentar atingir uma maior escala: “Simplificámos o modelo de forma a tentar dar um pontapé de saída para que, as coisas correndo bem, se possa pensar nisto com uma maior dimensão e fazê-la crescer”, acrescenta Daniel Freitas.

Inscrições já começaram

As inscrições estão divididas em duas fases. A primeira já começou e termina no próximo dia 11 de março. Até lá os estudantes vão ter de enviar os documentos necessários (dados pessoais, cartão de cidadão, cartão de estudante e fotografia) de todos os elementos da equipa para o “site” da atividade.

A segunda fase de inscrições acontece entre 14 e 16 de março e é oficializada com o pagamento da inscrição, entrega do termo de responsabilidade e de uma caução de 50 euros, que será devolvida após o término da atividade, se não forem registados danos ou prejuízos feitos pelo estudante.

Para esta atividade foi definido um máximo de 150 elementos participantes, distribuídos em 25 equipas de seis elementos. Cada equipa deverá ser constituída, no mínimo, por dois elementos de cada sexo. Cada estudante que pretenda participar pode reunir um grupo de cinco amigos ou, então, será reagrupado para formar uma equipa.

A atividade “Juntos na Praia – Campo de Férias Desportivas” garante prémio para o vencedor. A equipa que conquistar a competição JP-CFD vai receber um convite semanal para a Queima das Fitas do Porto deste ano.

Artigo editado por Sara Gerivaz