A exposição “Cultura e Associativismo”, aberta ao público na Biblioteca Municipal de Gaia, tem por objetivo promover a riqueza das coletividades e dar a conhecer à população do concelho as atividades realizadas por estes grupos.

Inaugurada no passado sábado, a iniciativa organizada pelo Movimento de Cidadãos por Gaia (MCG) conta com a colaboração de 48 coletividades, que representam a música, o teatro, o folclore, a dança, a recreação, o artesanato e o colecionismo.

Manuel Machado, presidente da direção do MCG, explicou ao JPN a importância do evento na divulgação do trabalho das coletividades: “O movimento associativo ligado às questões culturais é rico e tem muita variedade, mas, no nosso entender, não é suficientemente divulgado”.

O Movimento teve, assim, de procurar intensivamente pelas coletividades, visto não existir uma base de dados atualizada. Com a ajuda das juntas de freguesia, Manuel Machado acredita que convidou “mais de 90% das associações de Gaia” a estarem presentes na exposição, o correspondente a 130 grupos.

Para o presidente, falta informação: “Eu diria que a maioria das coletividades que lá estão [na exposição], a esmagadora maioria da população de Vila Nova de Gaia não as deve conhecer”. Para contrariar esta realidade, o MCG está a dialogar com os agrupamentos escolares de Vila Nova de Gaia, para que visitem a exposição em horário escolar. “Com certeza que vão aprender alguma coisa”, frisa Manuel Machado.

Na exposição, podem ser encontrados vários objetos, desde coleções de bonecas a livros com mais de 80 anos. “Cada associação colocou lá aquilo que entende de mais relevante, para que o visitante ao chegar faça, de alguma forma, uma ligação entre o objeto, produto ou fotografia expostos e a instituição em si”, refere o presidente da MCG. Avintes e Mafamude são as freguesias com mais associações presentes – seis cada uma.

Para além das 48 coletividades presentes no evento, o MCG fez questão de convidar outras instituições “que estão, em parte, ligadas à cultura e ao associativismo, como é o caso dos jornais regionais e outras instituições ligadas à cidadania”, conta Manuel Machado ao JPN.

Movimento de Cidadãos por Gaia apoia a população

O evento, apoiado pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gaia, encerra as comemorações do quinto aniversário do Movimento dos Cidadãos por Gaia. A associação, sem fins lucrativos, tem como principais objetivos fazer uma intervenção cívica e aprofundar a democracia participativa no concelho de Gaia.

Uma das atividades principais do MCG passa pela organização de conferências sobre temas variados, “que deveriam estar na ordem do dia dos cidadãos”, considera o presidente.

Contudo, o projeto mais conhecido da associação são os chamados “gabinetes de cidadania”. A iniciativa, que tanto é semanal como quinzenal, procura ajudar diretamente a população em questões mais técnicas e apoiar o diálogo com as instituições de Gaia. Na prática, existe um membro do MCG que vai a algumas juntas de freguesia “ajudar os cidadãos que lá apareçam sobre os problemas que têm, seja ao nível do endividamento, da fiscalidade ou dificuldades junto da Segurança Social”, explica Manuel Machado, e acrescenta que este projeto “tem sido um sucesso para os cidadãos”.

O apoio direto que o Movimento dá aos cidadãos do concelho de Gaia é, para Manuel Machado, a razão fundamental pela qual a associação não se vai candidatar às eleições autárquicas de 2017. Há três anos, o Movimento de Cidadãos de Gaia obteve 1,83% dos votos para a Assembleia Municipal, e apenas 1,65% dos votos para a Câmara Municipal nas eleições Autárquicas. “Foi uma situação pontual e excecional que aconteceu, mas não foi essa a razão de nós nos termos constituído há cinco anos”, assegura Manuel Machado.

Por agora, o MCG celebra o quinto aniversário e tem vindo a realizar diversas atividades desde o início do mês, de que é exemplo a “noite solidária”. Os donativos reverteram, na totalidade e em partes iguais, a favor de três instituições particulares de solidariedade social (APPACDM Gaia, APPDA-Norte e CERCIGaia) do concelho, que trabalham com cidadãos portadores de deficiência.

Já a exposição intitulada “Cultura e Associativismo – O Papel das Coletividades Culturais Gaienses na Integração e Valorização do Ser Humano”, tem as portas abertas de segunda a sábado, entre as 11h00 e as 19h00. O evento decorre até ao dia 12 de março.