O exterior do edifício da FAUP vai pela primeira vez ser reabilitado. As obras vão durar oito meses e não vão afetar o funcionamento normal das aulas.

O projeto do arquiteto Álvaro Siza Vieira criado há 23 anos para a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), vai ser reabilitado pela primeira vez, devido ao desgaste sofrido ao longo dos anos.

“Desde que o edifício foi inaugurado nunca foi sujeito a qualquer obra de reabilitação pelo exterior e passados mais de 20 anos era necessário fazê-lo”, conta ao JPN, Raquel Paulino, membro do conselho executivo da FAUP.

As obras, de acordo a responsável, tinham que acontecer o mais rápido possível, caso contrário “obrigariam a refazer uma reabilitação muito mais profunda e onerosa”. “Urgia fazer este tipo de intervenção nesta fase porque o edifício já se encontrava numa fase crucial”, reforça Raquel Paulino.

As obras de requalificação tiveram início no dia 18 de maio e vão prolongar-se até janeiro do próximo ano. As intervenções vão ser faseadas e não vão interromper o percurso normal das aulas.

“Como não há intervenções no interior do edifício, as aulas vão decorrer normalmente, até porque a obra tem uma duração prevista de oito meses. O que nós fizemos foi um faseamento para evitar que nesta altura de final de ano letivo e de realização de exames, não coincidisse com os trabalhos”, explica Raquel Paulino.

O prédio não vai sofrer nenhuma alteração. “Não haverá qualquer alteração na obra, o edifício vai manter as características originais do projeto do arquiteto Álvaro Siza, que também está envolvido no processo”, explica a responsável pelas instalações de equipamento da faculdade de Arquitetura.

O orçamento para este processo de reabilitação do exterior da FAUP é de 420 mil euros, saídos do cofre da Universidade do Porto (UP), e estão a cargo da empresa, DAPE, vencedora do concurso público.

Além da professora Raquel Paulino, o professor Eliseu Gonçalves e o arquiteto José Luís Gomes, do Centro de Estudos da Faculdade de Arquitetura (CEFA) estão também envolvidos no acompanhamento da obra.

Artigo atualizado às 12h54 do dia 1 de junho de 2016 com a correção do nome do arquiteto Álvaro Siza

Artigo editado por Sara Gerivaz