O Clube dos Pensadores (CdP) “vai de férias”. Antes disso, convida o atual presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, a marcar presença no Hotel Holliday Inn, em Gaia.

O encontro do açoriano com Joaquim Jorge, fundador do CdP, está marcado para a próxima quarta-feira, dia 29, às 21h30. É a primeira vez que o ciclo de debates recebe alguém do arquipélago dos Açores. Ao contrário do que é habitual, desta vez vai ser um membro do poder a ocupar o lugar no debate e não “alguém da oposição”.

No ano em que se realizam eleições legislativas regionais no arquipélago, Joaquim Jorge vai colocar o presidente reeleito pelo PS/Açores a conversar com os presentes. 2016 marca também os 40 anos desde a consagração da Autonomia na Constituição da República Portuguesa, assunto que deverá ser tema no debate do Clube dos Pensadores.

Joaquim Jorge considera a Autonomia Regional dos Açores “uma história de sucesso do Portugal democrático”, destacando o desenvolvimento do turismo na região, bem como “as suas belezas naturais”. A aposta nas energias renováveis ou a posição geoestratégica do arquipélago no Atlântico poderão ser outros tópicos para a conversa.

Em 2016, ano que o Clube dos Pensadores comemora o 10º aniversário, já passaram pelo Holliday Inn nomes como Marisa Matias, Nuno Melo, Daniel Bessa, Assunção Cristas e Rui Rio.