O encontro solidário “Música sem Fronteiras”, agendado para a próxima quinta-feira, na Casa da Música (CdM) foi adiado.

Numa nota de imprensa enviada às redações, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) informa que, uma vez que o concerto coincide com o jogo Polónia-Portugal, para o Euro 2016, terá de ser reagendado para outono, “ainda em data a definir”.

O ministério informa, no entanto, que o dinheiro dos bilhetes será devolvido. A iniciativa “Música sem Fronteiras”, que passou pelo Centro Cultural de Belém (CCB) no passado mês de abril, pretende recolher fundos para, através da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), ajudar os refugiados provenientes da Grécia.

O mote do “Música sem Fronteiras” é unir a música à solidariedade. A maestrina Joana Carneiro e o maestro Kodo Yamaguishi são os nomes escolhidos para conduzir um espetáculo com cerca de 200 artistas.

Os protagonistas do concerto são as orquestras e coros das universidades e politécnicos espalhados pelo país, que, durante mais de uma hora, se juntam “numa voz comum de apoio aos refugiados e de inconformismo perante as inaceitáveis circunstâncias que afetam milhares de pessoas involuntariamente deslocadas”.

Entre os participantes, encontra-se a orquestra clássica da Faculdade de Engenharia da Universidade de Porto (FEUP), dirigida pelo maestro José Eduardo Gomes e a orquestra sinfónica da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE/IPP), conduzida pelo maestro António Saiote.

Quem quiser apoiar esta causa pode, no entanto, realizar um depósito nas contas bancárias da PAR, do Conselho Português para os Refugiados, da Cruz Vermelha Portuguesa e da União das Misericórdias Portuguesas.

A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em conjunto com o Ministério da Cultura, o Gabinete do Ministro Adjunto, a Plataforma de Apoio aos Refugiados, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

Artigo atualizado às 14h50 do dia 27 de junho de 2016, com a nota do adiamento do concerto “Música sem Fronteiras”