As cidades escolhidas para receber as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas são o Porto e, no Brasil, o Rio de Janeiro e São Paulo.  A decisão já era conhecida desde o fim do ano passado mas foi oficializada em Diário da República esta terça-feira. O despacho designa “o Porto como sede das comemorações, em 2017” e estende “as celebrações às comunidades portuguesas no Rio de Janeiro e em São Paulo”.

Segundo a agência Lusa, as celebrações – que vão contar com a presença do primeiro-ministro e do Presidente da República – acontecerão na cidade Invicta a 9 e 10 de junho, sendo que Marcelo Rebelo de Sousa seguirá para o Brasil no dia 10 e regressará a Lisboa no dia 12.

O mesmo despacho adianta que a Comissão Organizadora das comemorações será presidida por Manuel Sobrinho Simões. O médico, investigador e professor catedrático da Universidade do Porto, fundador do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular e Celular da Universidade do Porto (IPATIMUP) e do i3S, é considerado um dos patologistas mais influentes do mundo.

Integram ainda a comissão “o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Artur Neves Pina Monteiro, o Chefe do Protocolo do Estado, Embaixador António Almeida Lima e o Secretário-Geral da Presidência da República, Dr. Arnaldo Pereira Coutinho”.

Marcelo Rebelo de Sousa já havia prometido em setembro do ano passado, na numerosa comunidade portuguesa de Newark, nos Estados Unidos, que comemoraria o Dia de Portugal na diáspora “ano após ano”.

Artigo editado por Filipa Silva