O Instituto de Bioética da Católica-Porto, na Foz, lança o primeiro “Curso Internacional de Investigação Empírica (ICER). A formação tem como objetivo a promoção do pensamento crítico na construção de artigos científicos e tem início marcado para esta sexta-feira, dia 16 de fevereiro.

O curso pioneiro em investigação empírica pretende dotar os formandos com competências para analisar e validar os dados recolhidos. No entanto, é na divulgação dos resultados científicos que se focam as atenções.

Curso pretende “capacitar investigadores para a disseminação de resultados científicos, não só para a academia, mas também para a sociedade”

Para Sandra Martins Pereira, uma das coordenadoras do projeto, a formação permite “capacitar investigadores para a disseminação de resultados científicos, não só para a academia, através de artigos científicos, mas também tornar os dados acessíveis à sociedade, através da divulgação nos meios de comunicação social”.

De forma a conseguir que alunos de doutoramento passem de uma linguagem académica para uma liguagem mais acessível ao cidadão comum, o curso recorre à estratégia de Media Training, com a presença de vários jornalistas de diferentes órgãos de Comunicação Social.

“Os projetos para serem aprovados pela Comissão europeia têm de incluir a componente de disseminação de resultados científicos”

A coordenadora vê no Media Training um aspeto fundamental na formação dos investigadores, já que, “os projetos para serem aprovados pela Comissão europeia têm de incluir a componente de disseminação de resultados científicos”.

Apesar ser lecionado no Instituto de Bioética, a formação está pensada para um público de várias áreas científicas, como doutorandos em Enfermagem, Bioética ou em Ciências da Saúde. Na visão de Sandra Martins Pereira, esta interdisciplinaridade permite “tornar o curso mais interessante e mais rico pela partilha de experiências”.

O curso pioneiro em investigação empírica divide-se em 10 módulos com sessões marcadas a partir de 16 de fevereiro e com término a 24 de março. O último dia da formação vai ser dedicado ao processo de publicação de um artigo científico e conta com a presença da editora-chefe da revista de topo em cuidados paliativos, Palliative Medicine, Catherine Walshe.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro